Vietname: Representante papal abre caminho ao estabelecimento de relações diplomáticas

D. Leopoldo Girelli, até agora Núncio na Indonésia, acumula funções com representações diplomáticas em Singapura, Malásia e Brunei

Cidade do Vaticano, 13 Jan (Ecclesia) – Bento XVI nomeou hoje um “representante pontifício” para o Vietname, um novo passo rumo ao estabelecimento de relações diplomáticas entre as duas partes.

A escolha do Papa recaiu sobre D. Leopoldo Girelli, até agora Núncio na Indonésia, acumula funções com a Nunciatura em Singapura e, como delegado apostólico, na Malásia e Brunei, dois países com os quais a Santa Sé não tem relações diplomáticas.

A possibilidade de nomear um representante “não-residente” foi referida por Bento XVI no seu discurso anual ao corpo diplomático, esta semana, no Vaticano.

“Com satisfação desejo assinalar que as autoridades vietnamitas aceitaram que eu designe um Representante, que há-de com as suas visitas exprimir à querida comunidade católica deste país a solicitude do Sucessor de Pedro”, disse o Papa, na última Segunda-feira.

A Igreja Católica no Vietname conta com perto de seis milhões de fiéis, mas o Governo de Hanói e a Santa Sé não mantêm relações diplomáticas.

O processo de aproximação entre as duas partes intensificou-se nos últimos anos, em particular depois de uma visita ao Vaticano do primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top