D. José Traquina falou de um «chamamento que tem a ver com a felicidade das pessoas»

Foto: Diocese Santarém

Santarém, 27 jun 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém promoveu este sábado uma festa, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias (EMF), que reuniu cerca de 300 pessoas na localidade da na Azoia de Baixo.

Na Eucaristia do encontro, D. José Traquina, bispo diocesano, sublinhou a dimensão familiar como vocação, desejando que “as pessoas se sintam valorizadas no esforço que fazem e na dedicação que têm”.

“É um chamamento que tem a ver com a felicidade das pessoas envolvidas e com a missão que tem a própria família para a Igreja, para a sociedade e mundo”, declarou o responsável, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA pelos responsáveis da Pastoral Familiar na Diocese de Santarém.

“Queres colaborar na salvação do mundo? Queres colaborar no progresso e no bem do teu país? Então ama a tua família! Valoriza os laços familiares. Os cristãos têm esse testemunho, valorizar as pessoas que são a nossa origem”, acrescentou.

Antes da Eucaristia, crianças da catequese e várias famílias reuniram-se num jardim com o bispo, num tempo de convívio e conversa, “próxima e descontraída”.

Já na Igreja paroquial, cerca de 30 pessoas escutavam uma conferência sobre a participação na Jornada Mundial da Juventude, proferida por Rafaela Sousa e João Lopes acompanhados pelo padre Ricardo Conceição.

Foto: Diocese Santarém

Depois da Missa, foi descerrada uma placa comemorativa da Festa da Família no Centro de Cultura e Recreio Alexandre Herculano, seguindo-se um momento de animação musical.

“Consideramos que os três grandes objetivos da festa foram inteiramente cumpridos: proporcionar um dia de encontro para as famílias, com membros de todas as idades, em que celebramos e testemunhamos com alegria o dom de ser família; aproximar as famílias dos seus párocos e acolher os sacerdotes da Diocese; e fortalecer o sentido de comunidade, não só localmente, mas em termos diocesanos”, indicam os responsáveis pela organização da iniciativa.

A equipa da Pastoral Familiar em Santarém adianta que o próximo ano vai ser vivido “em estreita colaboração com a Pastoral da Juventude na preparação da Jornada Mundial” de 223, em Lisboa, “de forma as que as famílias se sintam chamadas a participar ativamente neste evento tão marcante para a vida Igreja e do mundo”.

OC

Partilhar:
Share