Através da Congregação para as Igrejas Orientais.

Foto DR

Cidade do Vaticano, 25 Jun 2020 (ECCLESIA) – O Papa Francisco doou 2500 testes de Covid-19 ao Ministério da Saúde de Gaza (Palestina), através da Congregação para as Igrejas Orientais.

“Os 2500 kits enviados pelo Papa vão ajudar a fazer diagnósticos mais precisos” porque “em toda a Faixa existe apenas uma máquina que pode fazer as análises para mais de 2 milhões de pessoas”, afirmou ao site VaticanNews o padre Gabriel Romanelli, pároco de Gaza.

A entrega dos kits foi coordenada pela Delegação Apostólica, pelo Patriarcado Latino de Jerusalém e pela Caritas de Jerusalém.

A doação faz parte das iniciativas promovidas pelo Fundo de Emergência, desejado pelo Papa Francisco, para ajudar os países mais afetados pela disseminação da Covid-19

Até agora, os Territórios Palestinos registam 1328 casos de Covid-19, mas a baixa percentagem de pessoas testadas positivas poderia ser um indício da falta de testes realizados.

O padre Gabriel Romanelli, pároco latino da Sagrada Família em Gaza, nos Territórios Palestinos realça que “há uma emergência de coronavírus, mas ela está ligada a muitas outras situações”.

O sacerdote cita “o bloqueio da fronteira com Israel ou Egito e o fecho de muitas atividades comerciais, como os restaurantes”.

LFS

Partilhar:
Share