Quinta-feira Santa: Páscoa será celebrada «em casa de cada pessoa» – Reitor do Santuário de Fátima

Transmissão on-line da Ceia do Senhor acompanhada por cerca de 8500 pessoas

www.fatima.pt

Fátima, 09 abr 2020 (Ecclesia) – O Reitor do Santuário de Fátima disse hoje ser na casa de cada pessoa que “o Senhor Jesus quer celebrar a Páscoa”.

“Escutámos na passado domingo a indicação do Senhor Jesus, sobre o lugar da ceia pascal: `É em tua casa que eu quero celebrar Páscoa…´ Estas palavras de Jesus, cumprem-se de uma forma literal e especial, como não esperaríamos: este ano, é nas nossas casas que o Senhor Jesus quer celebrar a Páscoa!”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas na celebração da Missa vespertina da Ceia do Senhor, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

Os serviços do Santuário estimam que cerca de 8.500 peregrinos tenham acompanhado pela Internet a transmissão da celebração.

O facto de não se concretizarem as reuniões físicas, isso não implica que a Páscoa se viva de forma “desunida ou separada”: “Estamos fisicamente dispersos, mas unidos a Jesus e unidos e solidários uns com os outros na celebração da entrega de Jesus por amor”, concretizou.

O reitor do Santuário apresentou Jesus como “servo de Deus, por excelência”, vivendo toda a sua vida “como um serviço”, mostrando “o seu amor levado ao extremo”, forma de vida resumida “no gesto de lavar os pés aos discípulos”.

“Naquele gesto de Jesus, é Deus que se inclina sobre nós, que se ajoelha diante da nossa fragilidade, para nos restituir a dignidade de filhos”, afirmou.

O pare Carlos Cabecinhas desafiou a assumir a mesma atitude pois, indicou, não ser possível a “comunhão com Cristo, na Eucaristia, esquecendo ou ignorando os outros”.

“A todos nós que experimentamos esta situação de tribulação, por causa do surto pandémico que nos atinge, esta celebração vem recordar que no âmago da nossa identidade cristã está a solicitude pelos outros, a ajuda concreta aos necessitados, o serviço generoso aos que mais precisam”, evidenciou.

O responsável convocou para o “auxílio dos doentes, dos que estão sós”, também ao “apoio de pessoas e famílias que vivem situações económicas angustiantes”.

O Santuário de Fátima vai transmitir através do site www.fatima.pt esta sexta-feira às 9h30 a oração de Laudes, prosseguindo, pelas 15h00 com a celebração da Paixão de Cristo e às 18h30, a Via-sacra.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top