D. Manuel Clemente elogia criatividade pastoral em tempos de pandemia

Lisboa, 09 abr 2020 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa escreveu uma carta aos sacerdotes da diocese, por ocasião da Quinta-feira Santa, dia em que se reúnem habitualmente na Catedral, numa celebração adiada este ano por causa da pandemia de Covid-19.

“Chegam-me repetidas notícias de como acompanhais as comunidades nestes tempos difíceis, em que a presença física é limitada e a criatividade pastoral a supera doutras formas. – Graças a Deus que tanto vos inspira”, refere D. Manuel Clemente, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

Num momento em que as celebrações comunitárias da Missa estão suspensas, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa convida os membros do clero a refletir sobre a “dimensão sacerdotal” do seu ministério, a partir do coração de Jesus Cristo.

“Nas presentes circunstâncias, mesmo quando celebramos sem povo, colocamos nas mãos de Deus Pai – as mesmas a que Jesus se entregou na cruz – todo o sofrimento do mundo e toda a generosidade que o alivia. Nas mãos do Pai, sabemo-lo bem, nada se perde e tudo revive sempre mais”, aponta D. Manuel Clemente.

A mensagem conclui-se com votos de “uma Páscoa muito santa e feliz, alargada a todo o Povo de Deus e à sociedade”.

OC

Partilhar:
Share