Quatro diáconos ordenados em Viseu

Quatro diáconos foram ordenados este Domingo, 27 de Dezembro, na Sé de Viseu, pelas dezasseis horas, quatro Diáconos, para o serviço da Diocese, que aguarda, com expectativa, a sua ordenação sacerdotal.

Carlos Miguel Monge, Jorge Miguel Gomes, Luís Carlos Almeida e Marco José Cabral são os eleitos para o serviço da Igreja, na Diocese de Viseu.

Carlos Miguel, de Ferreira de Aves, cumpre estágio pastoral em Oliveira de Frades, enquanto Jorge Gomes, de Arcozelo das Maias, estagia em Mangualde. O estágio pastoral de Luís Carlos, natural de Alva, decorre na Paróquia de Sátão, enquanto o Marco José, de Santiago de Cassurrães desenvolve o seu estágio pastoral na Secretaria Episcopal e no Secretariado Diocesano das Vocações, Juventude e Ensino Superior.

São quatro jovens que fizeram a opção radical de se “ocuparem com as coisas do Pai” (Lc 2, 49), entregando-se sem reservas ao serviço de Deus, concretizado no serviço à Igreja de Viseu.

D. Ilídio Leandro procedeu à sua Ordenação Diaconal, primeiro grau do sacramento da Ordem, fortalecendo-os com os dons do Espírito Santo, pela imposição das mãos. Os agora ordenados comprometeram-se a ajudar o Bispo nos seus cuidados pastorais, em conjunto com o seu presbitério, em obediente e reverente serviço.

Exortar e instruir os crentes e não crentes, presidir à oração, ler a Sagrada Escritura, celebrar o Baptismo, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo, em nome da Igreja, guardar e distribuir a Eucaristia, especialmente aos doentes, e presidir aos ritos de funeral e sepultura são as tarefas essenciais do Diácono.

Aceitam livremente o celibato, consagrando o seu coração a Cristo, por amor do Reino de Deus, servindo Deus e os homens. O celibato assumido é sinal e estímulo de caridade pastoral e fecundidade no mundo, consagrando-se ao Senhor, de coração indiviso, para edificação do Reino de Deus.

Pedem a oração de toda a Igreja Diocesana, para que se apresentem irrepreensíveis e puros diante de Deus e dos homens, guardando a fé numa consciência pura, mostrando com suas obras a palavra de Deus, que pregam com os lábios.

D. Ilídio felicitou o Seminário, as famílias e as paróquias, onde cresceram em idade e sabedoria, agradecendo a presença de quantos se associaram a este momento festivo da Diocese. Diáconos e sacerdotes oriundos de outras dioceses associaram-se à quase totalidade do Presbitério diocesano, concelebrando com D. Ilídio, na Festa da Sagrada Família, marcada este ano, com a presente ordenação de quatro Diáconos.

A catedral encontrava-se repleta de fiéis, tendo a celebração festiva sido solenizada pelo Coral da Sé, acompanhado a órgão e clarinete.

Um circuito interno de televisão permitiu o acompanhamento da celebração por quantos tiveram que permanecer nos Claustros, por falta de lugar no interior do templo.

G.I.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top