Quaresma: Bispo de Leiria-Fátima apela à «solidariedade»

D. António Marto sublinha necessidade de ir ao encontro dos mais pobres

Leiria, 03 mar 2014 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima dirigiu a sua mensagem de Quaresma à diocese e pediu que este tempo de preparação para a Páscoa seja aproveitado para “testemunhar maior solidariedade” com os “frágeis, os pobres, os necessitados”.

“Somos chamados a descobrir Cristo nos pobres, a aprender a estar com eles, a (sa)ir ao seu encontro nas várias formas de pobreza”, refere D. António Marto, num texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O prelado recorda que a Quaresma é vivida, na Igreja Católica, como um tempo de “renovação” com base numa “série de exercícios espirituais” (oração, jejum, partilha, leitura orante da Palavra de Deus, retiro, peregrinação).

O documento recorda a mensagem de Francisco para a Quaresma, frisando que o Papa quer sacudir “consciências por vezes anestesiadas ou aburguesadas” para “levar o amor solidário às periferias humanas de todas as formas de pobreza”.

D. António Marto considera ser “urgente” construir uma cultura da solidariedade para “vencer a tentação da indiferença”.

“No espírito penitencial da Quaresma far-nos-á bem questionar-nos: de que podemos privar-nos a fim de ajudar e enriquecer a outros com o nosso desprendimento? Façamo-lo com seriedade e generosidade”, escreve.

Neste contexto, o bispo comunica que a renúncia quaresmal da diocese se destina este ano  à missão do Gungo, em Angola, onde estão missionários de Leiria-Fátima, para “construir o Centro missionário que sirva para a promoção humana e espiritual daquele povo”.

O prelado pede ainda aos seus diocesanos que, num pastoral dedicado à família, promovam nesta Quaresma “uma revisão e renovação da qualidade de vida espiritual de cada lar”.

“Peço, pois, aos pais o empenho de cuidarem de um momento especial de oração em família e de participarem na interessante campanha da catequese para a Quaresma 2014 sob o lema: ‘Dizer a beleza e a alegria de viver em família: palavras-chave na relação familiar’”, acrescenta.

A mensagem conclui-se com um convite á participação na peregrinação diocesana a Fátima, no dia 6 de abril, este ano com o tema ‘Com Maria, testemunhar o amor conjugal como dom e vocação’.

A Quaresma, que este ano se inicia a 5 de março, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top