Vaticano: Papa nomeia secretário pessoal como «número 2» da nova estrutura coordenadora da administração financeira

D. Alfred Xuereb vai ser secretário-geral da Secretaria para a Economia

Cidade do Vaticano, 03 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje o seu secretário pessoal, D. Alfred Xuereb, como secretário-geral da nova Secretaria para a Economia, presidida pelo cardeal australiano D. George Pell.

Este «ministério» das Finanças foi criado a 24 de fevereiro e efetua o “controlo económico e a vigilância” sobre “as estruturas e as atividades administrativas e financeiras dos Dicastérios da Cúria Romana, das Instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”.

D. Alfred Xuereb, maltês, é já o delegado do Papa nas comissões que Francisco criou em 2013 para o Instituto para as Obras de Religião (o chamado Banco do Vaticano) e a organização da estrutura económico-administrativa da Santa Sé.

A nova Secretaria, que responde “diretamente” ao Papa, assume a responsabilidade de preparar o orçamento anual para a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano, bem como a “planificação financeira” dos mesmos.

O Papa cria ainda um novo “Conselho para a Economia”, que será presidido por um cardeal coordenador, com 15 membros: oito “cardeais ou bispos”, para refletir a “universalidade da Igreja”, e sete “peritos leigos de várias nacionalidades”.

O cardeal George Pell, atual arcebispo de Sidney (Austrália), vai assumir este mês as funções de prefeito da Secretaria para a Economia, colaborando com o secretário de Estado (cardeal Pietro Parolin) e será coadjuvado pelo secretário-geral na “gestão das atividades diárias”, adiantou a Santa Sé.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top