Bragança, 11 mar 2019 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda vai presidir às catequeses orantes “Lectio Divinas”, durante o tempo litúrgico da Quaresma, que começam hoje, com os jovens dos quatro arciprestados da diocese.

Um comunicado enviada à Agência ECCLESIA, informa que a ‘Lectio Divina’ é coordenada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional e as catequeses orantes vão ter lugar no Santuário da Senhora das Graças, à exceção da primeira.

D. José Cordeiro preside hoje à primeira ‘Lectio Divina’ na igreja de Santa Maria do Castelo, em Bragança, com o tema ‘O Senhor ungiu os meus olhos’ que vai ser dinamizada pelos Jovens MIC, dos Marianos da Imaculada Conceição, os alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) e os jovens do Lar de S. Francisco, do Centro Social Paroquial de Santo Condestável.

A partir do dia 18 de março, as catequeses orantes semanais realizam-se no Santuário da Senhora das Graças, desta vez com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), os “InVox”, de Torre de Moncorvo, e da Fundação Casa de Trabalho com o tema bíblico ‘Deles é o reino dos Céus’.

‘Sobre ele repousará o espírito do Senhor’ é o tema da reflexão do terceiro encontro da Quaresma, dinamizado pelos jovens, a 25 de março, com o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os crismandos de Vinhais, os acólitos da Unidade Pastoral Senhora do Amparo – Mirandela, e os catequizandos de Torre Dona Chama, da Unidade Pastoral do Divino Espírito Santo.

No mês de abril, a reflexão começa dia 1, a primeira segunda-feira do mês, e centra-se na passagem ‘Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas’; A noite vai ser organizada pela Juventude Eucarística Franciscana (JEF), o Seminário diocesano de S. José, os escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas, e as TOV – Oficinas de Oração e Vida.

O bispo de Bragança-Miranda preside à última catequese orante “Lectio Divinas”, no dia 8 de abril dedicada à passagem ‘Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também segundo o Espírito’ e orientada pelos movimentos Mensagem de Fátima de Alfândega da Fé e Convívios Fraternos, com alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

No comunicado, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa também que no final de cada catequese quaresmal há lugar a um momento de convívio entre todos os participantes.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que começou na Quarta-feira de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que vai ser celebrada no dia 21 de abril.

Na sua mensagem para este tempo litúrgico, D. José Cordeiro informou que a as comunidades católicas vão apoiar a abertura de poços de água em algumas Paróquias e a instalação dos estúdios da Rádio Ecclesia na Diocese do Sumbe, Angola, com a chamada “renúncia quaresmal”.

CB

Partilhar:
Share