Fátima, 06 set 2021 (Ecclesia) – A obra «Arquiteto João Antunes – vida e obra» vai ser apresentada hoje no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

O livro, da autoria de António Borges da Cunha e Pedro Moniz e publicado pela «Hora de Ler», percorre no tempo a vida e o trabalho do arquiteto João Antunes, que continuou as obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

Nascido em 1897 e falecido em 1989, João Antunes tem entre os seus principais projetos, em Lisboa “As três Graças” e o Teatro Ginásio; a continuação das obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima; e várias novas igrejas por todo o país.

Além de arquiteto, João Antunes, destacou-se na área da escultura, autor de, entre outros trabalhos, o sacrário e os altos-relevos dos mistérios do rosário, na mesma basílica do Santuário de Fátima.

Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, sublinha, no prefácio da obra, “a sua relação [do arquiteto João Antunes] com o Santuário de Fátima, que também neste livro se espelha, passa não só pela relação de trabalho, enquanto responsável por levar por diante o plano que herdou e enquanto criador de nova obra para a Cova da Iria, mas também pela relação de clara cumplicidade que se deteta entre o bispo de Leiria e o arquiteto”.

LFS

Partilhar:
Share