Presidente da ERC e Director do Público analisam Mensagem do Papa

Com D. Manuel Clemente, na apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais No próximo dia 4 de Maio a Igreja vai celebrar o 42.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. É uma iniciativa que decorre do Concilio Vaticano II. O tema deste ano lançado por Bento XVI no dia 24 de Janeiro (S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas) desafia a consciência dos profissionais de Comunicação sobre o lugar que ocupam nos media: “entre o protagonismo e o serviço”. Além disso lança uma palavra “nova” na consciência dos profissionais: infoética. Para apresentar este Dia Mundial, a Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, Cultura e Bens Culturais promove, às 16h00 do próximo dia 29 de Abril, um encontro com profissionais dos media e agentes da pastoral na comunicação social. Decorrerá na Universidade Católica Portuguesa (sala de Exposições, edifício da Biblioteca), em Lisboa. Neste encontro, a mensagem de Bento XVI será apresentada por três pessoas ligadas à Comunicação Social: D. Manuel Clemente, Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturias e Comunicações Sociais; José Manuel Azeredo Lopes, Presidente da Entidade Reguladora da Comunicação e José Manuel Fernandes, Director do Jornal “Público”. O conjunto das intervenções não ultrapassará os quarenta minutos. Aos Jornalistas é pedido que ensaiem um comentário à frase de Bento XVI na mensagem deste ano: “É indispensável que as comunicações sociais defendam ciosamente a pessoa e respeitem plenamente a sua dignidade. São muitos a pensar que, neste âmbito, seja actualmente necessária uma “infoética” tal como existe uma bioética no campo da medicina e da pesquisa científica relacionada com a vida.” No fim será servido um Porto de Honra e apresentada uma edição especial do semanário Agência Ecclesia. Será uma edição onde as notícias, as reportagens, as entrevistas e as opiniões terão como temática a presença do tema religião nos media e da Igreja nos meios de comunicação. Com cor e fotografia, a Edição Especial 2008 da Agência Ecclesia será também um documento de referência para a Igreja e para os media no que respeita ao processo de comunicação nos tempos actuais.

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