Lisboa, 22 mai 2020 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil Salesiana em Portugal organizou o primeiro Dia do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) “não presencial” com recurso às plataformas digitais, como Instagram , Youtube e Zoom, mobilizando XPTO pessoas, no tema ‘Get up. Tu és Missão.’

“Mesmo sendo um dia diferente, em que não pudemos estar juntos fisicamente, conseguimos realizar o Dia MJS 2020 com os jovens, celebrando a alegria juvenil”, afirmam Mariana Santana e André Oliveira, na nota enviada à Agência ECCLESIA pelos Salesianos.

O Reitor-Mor dos Salesianos associou-se ao Dia do Movimento Juvenil Salesiano de Portugal com um vídeo onde lembrou que todos podem “ser discípulos e missionários, para chegar a outros que precisam de uma voz amiga, de uma palavra, precisam de um abraço, de uma mão”, o que “é muito precioso”.

O padre Ángel Fernández Artime, religioso espanhol, assinalou que todos os jovens do MJS, “seguramente com muita sensibilidade cristã”, entendem a vida como “oportunidade para amar, para doar o melhor, oportunidade para servir, oportunidade para ter os abraços abertos aqueles que podem precisar”.

O primeiro Dia do Movimento Juvenil Salesiano de forma não presencial, realizado online por causa da pandemia do coronavírus Covid-19, começou com o momento ‘Arte e Fé’, na tarde do sábado, 16 de maio, que contou com várias partilhas, testemunhos, apontamentos culturais e de oração de diversas regiões de Portugal continental e ilhas.

O superior da Província Salesiana Portuguesa, padre José Aníbal Mendonça, presidiu à Eucaristia transmitida online na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora dos Salesianos de Lisboa e Dia do MJS terminou depois da oração do Terço, que começou às 21h30, no Instagram e na plataforma Zoom onde a “sala ficou lotada dando o sinal da grande devoção e confiança em Maria”.

Os Salesianos celebraram 125 anos de presença em Portugal, a 8 novembro de 2019: Em 1894 chegaram a Portugal os primeiros Salesianos para a direção do Colégio de S. Caetano de Braga, para educar crianças e jovens à maneira do fundador São João Bosco.

CB/OC

Partilhar:
Share