Comissão Sinodal destaca palavras do Papa

 

Porto, 26 jan 2022 (Ecclesia) – A Comissão Sinodal Diocesana do Porto publicou um novo vídeo sobre o ‘Sínodo dos Bispos 2021-2023’, com o objetivo de inspirar grupos e comunidades a realizar “encontros sinodais”.

No quarto e último vídeo, com “conteúdos informativos e motivacionais” sobre o sínodo que a Igreja Católica está a viver, a Comissão destacou passagens da homilia do Papa Francisco na Eucaristia de abertura do Sínodo, no último mês de outubro.

“O Papa Francisco e a Igreja querem ouvir a sua voz e testemunho”, explica a comissão.

No conteúdo, produzido pelo Gabinete da Comunicação da Diocese do Porto, são partilhadas também duas perguntas, a partir da interpelação “anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal ‘caminha em conjunto’”: Como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na nossa Igreja (paróquia/diocese)? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos?”

A Comissão Sinodal do Porto publicou três vídeos que procuram explicar o percurso de reflexão que a Igreja Católica está a dinamizar a nível mundial, até 2023, por decisão do Papa Francisco.

Nos vídeos, que também estão disponíveis online, o padre Sérgio Leal, especialista em sinodalidade, respondeu a três perguntas: “O que é o sínodo, o que é a sinodalidade, qual é o tema deste sínodo”.

‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ é o tema da 16ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que se vai realizar em três fases, e encontra-se numa fase de reflexão nas dioceses de todo o mundo, até ao próximo mês de agosto, depois realizam-se assembleias continentais e a reunião final, em outubro de 2023.

CB/OC

 

 

Partilhar:
Share