Papa terá cadeira de Paços de Ferreira

Celebração da Missa no Porto com a marca do Norte do país

A Missa a que Bento XVI vai presidir no Porto, no dia 14 de Maio, terá a marca do Norte: Mesa do altar, cátedra, genuflexório e ambão, bancos e cadeiras estão a ser feitos em madeira na zona de Paços de Ferreira.

A Catedral do Porto foi a inspiração para toda a estrutura do altar tendo este referências ao seu transepto e à sua clarabóia.

“Terá ainda um retábulo de aglomerado de madeira dourada como fundo, simbolizando a talha dourada existente em muitas das igrejas da cidade invicta”, explica à ECCLESIA Audemaro Rocha, arquitecto responsável pelo desenho de todo o altar.

A diocese do Porto envolveu os industriais da capital do móvel e “aproveitou a visita do Papa para mostrar o que de melhor se faz no Norte do país”, conforme afirmou Pe. Américo Aguiar, vigário-geral.

Este processo teve a colaboração da própria diocese e do Vaticano para que fossem indicados alguns pontos essenciais como as medidas, por exemplo.

Depois os próprios industriais e carpinteiros deram o seu contributo importante nas técnicas que estão a ser agora utilizadas e que em conjunto determinam o aspecto e a forma para que possam responder da melhor maneira à função a que são destinadas.

A cátedra é uma peça de referência até pela simbologia que transporta, símbolo de Pedro, o primeiro Papa, a base da Igreja.

Terá linhas sóbrias e ao mesmo tempo robustas, mas com aspecto suave.

O arquitecto responsável recorda ainda que teve de usar alguma “austeridade na elaboração do desenho para que fosse realçado o valor da própria peça e não por uma questão de ostentação”.

José Barbosa, carpinteiro há 32 anos, é o responsável pela elaboração da cátedra em madeira maciça do tipo cerejeira. Não consegue estimar o tempo que demorará a fazer todo o “cadeirão” como lhe chama.

“Sinto um grande orgulho em fazer esta peça para que, um dia mais tarde, se vier a ter netos, eles vejam que fui eu que fiz a cadeira para Bento XVI”, diz.

A gaipira e o raspador deste carpinteiro não têm descanso e todo o seu afinco é colocado na que considera a sua maior peça, deixando a certeza de que o Papa ficará “confortável”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top