Inscrições aumentaram em período de isolamento social

Lisboa, 18 mar 2020 (Ecclesia) – O Gabinete de Informação da prelatura do Opus Dei em Portugal informa que a iniciativa ‘10 Minutos com Jesus’ tem crescido nos últimos dias e conta com mais de 80 mil jovens que rezam pelo WhatsApp em português, inglês e castelhano.

“É uma pequena meditação, seguindo alguma passagem do Evangelho e, normalmente, com histórias e exemplos”, explicou o padre António Alves Mendes.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a prelatura do Opus Dei em Portugal explica que nos últimos dias “têm-se inscrito mais pessoas para poderem rezar em casa”, neste dias de isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus Covid-19.

“Os áudios dão-nos ânimo nestes dias difíceis em casa e convidam a seguir aquilo que o Papa Francisco nos tem pedido nestas circunstâncias. Rezamos em família porque as meditações podem ser ouvidas por todas as pessoas”, disse um dos utilizadores.

Um dos 2500 portugueses acrescenta que “é como se Deus estivesse a falar pessoalmente todos os dias”.

A dinâmica desta oração “é simples e é a mesma para todos os grupos”, todas as manhãs, o administrador do grupo faz uma pequena introdução para apresentar a meditação e depois partilha o áudio.

“É uma pequena meditação, seguindo alguma passagem do Evangelho e, normalmente, com histórias e exemplos. Trata-se de falar com Jesus e encorajar aqueles que nos escutam a falar com Jesus”, acrescentou o padre António Alves Mendes, assinalando que a ideia é “fugir da linguagem clerical, técnica ou retórica”.

O projeto ‘10 Minutos com Jesus’ conta com o apoio de voluntários jovens que ajudam a gerir este recurso tecnicamente, como a especialista de comunicação Margarida Benedita que considera a “rápida difusão” muito significativa.

“Por um lado, penso que nos mostra que nós, os jovens, estamos sedentos de Deus e esta é uma aplicação muito prática disponível nas plataformas que já utilizamos habitualmente: WhatsApp, Telegram, Ivoox e Youtube”, desenvolveu, realçando ainda que “é grátis, o que é importante” para os jovens.

O Opus Dei explica que a ideia original nasceu com uma mãe preocupada com a formação e a oração dos seus filhos, em Madrid, em 2018, e contactou com o sacerdote da escola para ver como os podia ajudar a rezar; O projeto chegou a Portugal pelo padre António Alves Mendes que teve “a ideia em novembro de 2019”, quando “queria ter áudios semanais na plataforma Soundcloud”  para partilhar “pelas pessoas mais jovens”.

“A ideia era fazer uma meditação breve semanal para ajudar as pessoas a meditarem no Evangelho de Domingo, com a ajuda de três padres. Tínhamos umas ambições muito limitadas e a primeira meditação foi sobre a figura de Zaqueu”, recordou o sacerdote que é um dos capelães do Colégio Cedros, no Porto.

O Gabinete de Informação da prelatura do Opus Dei em Portugal destaca ainda que no início da Quaresma 2020 foi lançado o sítio online oficial desta dinâmica de oração em castelhano, inglês e português: www.10minutoscomjesus.org.

A obra fundada por São Josemaria Escrivá em 1928 é uma prelatura pessoal da Igreja Católica – figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II – que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”.

CB

Partilhar:
Share