Papa Francisco sugeriu dupla dinâmica de «contemplação e ação» 

Lisboa, 10 ago 2018 (Ecclesia) – A Comunidade de Vida Cristã (CVX) realizou a sua Assembleia Mundial, em Buenos Aires, Argentina, com uma delegação de quatro portugueses, deixando o desafio de “sair para o mundo”.

Numa informação enviada à Agência ECCLESIA, o portal ‘Ponto SJ’, da Companhia de Jesus em Portugal, explica que o desafio interno é “aprofundar o conceito e o processo de discernimento comunitário”.

“A comunidade tem já setores com maturidade suficiente para acolher e aprofundar o que significa, na prática, um processo de discernimento comunitário”, explicou a presidente da CVX Portugal.

Já o desafio externo, de “sair para o mundo”, incentiva a “partilhar com os outros o dom da espiritualidade inaciana.

“A chamada a partilhar o dom da espiritualidade inaciana encontra facilmente eco no desafio a que a CVX Portugal tem tentado responder, na medida dos seus meios, de acolher a tantos que anualmente desejam vir fazer caminho connosco”, referiu Carla Rebelo.

A XVII Assembleia Mundial da Comunidade de Vida Cristã foi um encontro de oração, partilha e reflexão com 205 delegados de 71 países diferentes, entre 22 e 31 de julho, no Colégio Máximo de S. José, em Buenos Aires.

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao movimento, na qual afirmou que “contemplação e ação” são duas dimensões que devem estar unidas.

“Só podemos entrar no coração de Deus através das feridas de Cristo e sabemos que Cristo está presente nos famintos, nos ignorantes, nos descartados, nos idosos, nos doentes, nos prisioneiros e em toda a carne humana vulnerável”, escreveu o pontífice ao presidente do Conselho Executivo Mundial das Comunidades da Vida Cristã.

A delegação de quatro portugueses foi constituída por três leigos e pelo assistente eclesiástico nacional, o padre Jesuíta José Eduardo Lima.

“É imensamente consolador saborear como uma comunidade tão diversa, de leigos e consagrados, se funde de uma forma absolutamente natural até formar um corpo único porque enxertado na fonte inesgotável que são os Exercícios Espirituais”, assinalou a presidente da associação internacional de fiéis em Portugal.

A nível nacional, a CVX conta com cerca de 1600 membros, em 13 dioceses, organizados por seis regiões – Braga, Porto, Beira litoral, Beira interior, Sul e Além-Tejo.

O ‘Ponto SJ’ contextualiza que as linhas da cristologia inaciana caracterizam o estilo de vida Comunidade de Vida Cristã: austero e simples, em solidariedade com os mais pobres e marginalizados, unificando a contemplação e a ação, vivendo o amor e o serviço na Igreja em todas as coisas, através do discernimento.

CB

Partilhar:
Share