Cidade do Vaticano, 30 jul 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que “contemplação e ação” são duas dimensões que devem andar juntas, numa mensagem às Comunidades de Vida Cristã (CVX), reunidas em Buenos Aires, capital da Argentina.

“Só podemos entrar no coração de Deus através das feridas de Cristo e sabemos que Cristo está presente nos famintos, nos ignorantes, nos descartados, nos idosos, nos doentes, nos prisioneiros e em toda a carne humana vulnerável”, escreveu o pontífice ao presidente do Conselho Executivo Mundial das Comunidades da Vida Cristã.

Para o Papa Francisco, este “estilo de vida cristã”, feito de “intensa vida espiritual e trabalho”, significa “deixar-se plasmar pelo amor de Jesus”, tendo os mesmos sentimentos e perguntando, constantemente: “O que faço por Cristo? O que fiz por Cristo? O que devo fazer por Cristo?”.

A Assembleia Mundial das CVX tem como tema ‘Cuidar do dom que recebemos e oferecê-lo com alegria’ e está a comemorar 50 anos da sua fundação; Em Buenos Aires estão reunidos 250 participantes de 70 países, até o dia 31 de julho.

O Papa convidou a um humilde agradecimento “porque Jesus percebeu vocês e confiou”, “independentemente de suas qualidades e virtudes”.

“Isto supõe um chamamento e uma responsabilidade, para saírem de vocês mesmos e irem ao encontro dos outros, para alimentá-los com o único pão capaz de satisfazer o coração humano: O amor de Cristo”, desenvolveu.

Para continuarem a ser “um presente para a Igreja e para o mundo”, Francisco disse aos participantes para “rezar e refletir” para que o Senhor “conceda uma maior profundidade ao viverem o seu carisma”.

Segundo o sítio online ‘Vatican News’, o pontífice desejou que a “ilusão agnóstica não desorientem” os membros das Comunidades de Vida Cristã, na mensagem à 17.ª assembleia mundial.

Portugal também está representado na reunião e os quatro elementos da delegação nacional – duas leigas, um leigo e um sacerdote Jesuíta – têm uma média de “19 anos de pertença” ao movimento, uma “média etária de 42 anos” e uma experiencia acumulada de 75 anos

As CVX são uma comunidade mundial de leigos baseada na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola (1491-1556), fundador dos Jesuítas.

CB

Partilhar:
Share