Emissora católica da Beira serve mais de 500 mil habitantes

Beira, Moçambique, 27 mar 2019 (Ecclesia) – A Rádio Pax, emissora católica que há 60 anos serve a população da Beira, foi fortemente afetada pela passagem do ciclone Idai por Moçambique e está sem emissão há mais de uma semana.

O padre Hugo Machado, diretor da Rádio Pax, refere à reportagem da Renascença que “houve muitos estragos”.

“Este ciclone arrasou tudo e ficamos sem emprego”, afirma.

O trabalho passaria, nesta altura de crise, por “manter os ouvintes informados”, mas a destruição de antenas de emissão e equipamento técnico torna impossível qualquer trabalho.

“Ficamos praticamente sem nada, foi tudo destruído. Temos de recomeçar, a partir de agora”, observa o padre Hugo Machado.

O arcebispo da Beira, D. Cláudio Dalla Zuanna, sublinha a importância de retomar as emissões.

“Se houvesse uma ajuda para reerguer a torre e reorganizar minimamente o estúdio, aqui no centro de pastoral, talvez se pudesse pôr aqui esta rádio ao serviço, neste momento em que são precisas informações verídicas”, precisa.

O responsável recorda que, nestes momentos, “facilmente se espalham boatos”, dando conta de relatos de pessoas a correr, erradamente, para locais onde acreditavam haver distribuição de comida.

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristão (AIC) criaram um programa de emergência para auxiliar os jornais e outros órgãos de comunicação social com sede na cidade da Beira, província de Sofala, e noutras regiões de Moçambique.

“Acreditamos que poderemos suprir necessidades de equipamentos ligeiro (telemóveis e computadores portáteis), equipamento pesado de preparação e impressão e de programas informáticos para a edição. Queremos também mobilizar os meios necessários de transporte, bem como os técnicos para formação e as necessárias licenças e autorizações de utilização”, referem os responsáveis pelas referidas associações.

Em Moçambique existem mais de 25 mil assinantes de publicações periódicas editadas em Portugal, entre elas várias de inspiração cristã.

OC

Partilhar:
Share