Emissora católica da Beira serve mais de 500 mil habitantes
Beira, Moçambique, 27 mar 2019 (Ecclesia) – A Rádio Pax, emissora católica que há 60 anos serve a população da Beira, foi fortemente afetada pela passagem do ciclone Idai por Moçambique e está sem emissão há mais de uma semana.
O padre Hugo Machado, diretor da Rádio Pax, refere à reportagem da Renascença que “houve muitos estragos”.
“Este ciclone arrasou tudo e ficamos sem emprego”, afirma.
O trabalho passaria, nesta altura de crise, por “manter os ouvintes informados”, mas a destruição de antenas de emissão e equipamento técnico torna impossível qualquer trabalho.
“Ficamos praticamente sem nada, foi tudo destruído. Temos de recomeçar, a partir de agora”, observa o padre Hugo Machado.
O arcebispo da Beira, D. Cláudio Dalla Zuanna, sublinha a importância de retomar as emissões.
“Se houvesse uma ajuda para reerguer a torre e reorganizar minimamente o estúdio, aqui no centro de pastoral, talvez se pudesse pôr aqui esta rádio ao serviço, neste momento em que são precisas informações verídicas”, precisa.
O responsável recorda que, nestes momentos, “facilmente se espalham boatos”, dando conta de relatos de pessoas a correr, erradamente, para locais onde acreditavam haver distribuição de comida.
A Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristão (AIC) criaram um programa de emergência para auxiliar os jornais e outros órgãos de comunicação social com sede na cidade da Beira, província de Sofala, e noutras regiões de Moçambique.
“Acreditamos que poderemos suprir necessidades de equipamentos ligeiro (telemóveis e computadores portáteis), equipamento pesado de preparação e impressão e de programas informáticos para a edição. Queremos também mobilizar os meios necessários de transporte, bem como os técnicos para formação e as necessárias licenças e autorizações de utilização”, referem os responsáveis pelas referidas associações.
Em Moçambique existem mais de 25 mil assinantes de publicações periódicas editadas em Portugal, entre elas várias de inspiração cristã.
OC