Missionários cristãos pedem ao Parlamento Europeu comércio mais justo

Rede Fé e Justiça África Europa alerta futuros deputados europeus para desigualdade entre países pobres e ricos Os missionários cristãos desejam que os novos deputados do Parlamento Europeu tenham consciência que o comércio mundial de livre troca continua a favorecer os países mais ricos e a dificultar o desenvolvimento dos países de África.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA dá conta que 11 antenas europeias da Rede Fé e Justiça África Europa (AEFJN), reunidas em Bruxelas de 8 a 10 de Maio de 2009 e representando 30 000 religiosos e religiosas a actuar na Europa e em África, concluíram a sua Assembleia lançando um apelo aos futuros deputados eleitos para o Parlamento europeu.

“É extremamente urgente que se promova a soberania alimentar e se melhore o apoio aos pequenos agricultores do Sul”, afirmam pois, segundo o recente relatório do IAASTD – International Assessment of Agricultural Knowledge, Science and Technology for Development, são as pessoas mais importantes para vencer a luta contra a fome no mundo.

A AEFJN sublinha que os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, aceites por todos os países da ONU em 2000, apontam o caminho de maior justiça social, económica, ambiental e financeira.

A AEFJN espera que os países africanos definam mais claramente a sua política agrícola e comercial para melhor poder defender os interesses de África.

A AEFJN lançou um fascículo com informações e questões aos candidatos ao Parlamento Europeu. Este texto apresenta a visão cristã dos membros da AEFJN, as suas convicções, as questões e preocupações para África.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top