Jovens são desafiados a transformar conteúdos missionários para chegar a todos
Porto, 06 out 2022 (Ecclesia) – A rádio missionária online “JIM” vai iniciar emissões a 10 de outubro, dia de S. Daniel Comboni. disse à Agência ECCLESIA o padre Filipe Resende, missionário comboniano e responsável pela juventude comboniana em Portugal.
“Vai ser uma rádio online, feita por jovens para jovens, e a ideia é que sejam os jovens a conduzir este projeto e nós sentamo-nos no banco de trás a acompanhar e, neste momento temos cerca de 15 jovens”, revela o religioso.
A iniciativa começou por ser um “sonho em apostar no áudio” mas, por sugestão de “um amigo e colaborador jornalista”, surgiu a ideia de uma rádio online, a rádio JIM, jovens em missão.
“Iniciar a transmissão no dia 10 de outubro não é aleatório, é de São Daniel Comboni, escolhemos começar nesse dia pelo significado que tem”, indica.
O padre Filipe Resende descreve a intenção de ser “uma rádio essencialmente missionária” e uma aposta no desafio de “transformar os conteúdos das revistas” para a rádio.
É uma aposta que pretende levar os conteúdos das nossas revistas, Além-Mar e Audácia, e levar para a rádio, motivar os jovens a transformar esses conteúdos para que possam chegar em formato áudio a todos”.
A transmissão, em período de experiência, é feita online, desde a casa comboniana na Maia, diocese do Porto, e o missionário destaca que a música vai ter espaço na programação da rádio JIM, bem como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
“A JMJ é um dos instrumentos da estratégia do centro juvenil e vocacional neste ano e a rádio vai fazer chegar o que é a JMJ, com programas sobre a história e, diariamente, teremos um bloco onde vamos evidenciar o percurso dos símbolos da JMJ, até porque este mês os símbolos percorrem a nossa diocese do Porto, onde estamos”, conta.
Segundo o padre Filipe Resende o impacto que se pretende ter, inicialmente, é sensibilizar “para o tema das missões”, “entusiasmar a juventude comboniana” e depois podendo “chegar a outros”.
A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, do próximo sábado, ficando depois disponível online e em podcast.
SN