Iniciativa nacional é de participação gratuita e vai realizar-se na Universidade Católica

Lisboa, 17 ago 2022 (Ecclesia) – O Congresso Missionário 2022, com organização de congregações religiosas e da Conferência Episcopal Portuguesa, tem inscrições abertas, com participação gratuita.

A iniciativa refletir sobre o tema ‘Fraternidade sem fronteiras’, nos dias 14 e 15 de outubro, em Lisboa – auditório Cardeal Medeiros, da Universidade Católica Portuguesa.

As inscrições online podem ser efetuadas no sítio online da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e das Obras Missionárias Pontifícias – Portugal, onde também pode ser consultado o programa, descarregado o cartaz e o desdobrável com várias informações.

Numa informação hoje enviada à Agência ECCLESIA, o padre Adelino Ascenso, superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova, sublinha que este congresso quer ser “um serviço que a Igreja presta aos participantes”, tanto para as pessoas que vão estar como para quem vai acompanhar este encontro pelos meios digitais.

O evento inclui seis conferências e dois painéis – sobre as religiões monoteístas e sobre as religiões místicas, o hinduísmo, o budismo e o catolicismo.

A organização do congresso missionário convidou o prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-Religioso (Santa Sé), cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, para apresentar a “Fraternidade sem Fronteiras e o Documento de Abu Dhabi”; ainda no primeiro dia, vão intervir a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e Guilherme d’Oliveira Martins.

No segundo dia, os participantes vão ouvir D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da CEP; Diana de Vallescar Palanca, sobre interculturalidade e diálogo inter-religioso; e o cardeal José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé.

O Congresso Missionário regressa uma década depois da sua última edição.

CB/OC

 

Partilhar:
Share