Media: Pastoral dos Ciganos online

www.ecclesia.pt/pnciganos/

Por certo já se deu conta que, para este espaço, normalmente gostamos de apresentar e sugerir projetos e ideias que não são “capa de jornal”. Sabia que no passado dia 8 de abril se comemorou o Dia Internacional do Cigano? Está a ver? De facto, esta é mais uma temática que está arredada dos alinhamentos dos noticiários, ou quando está, é pelas razões menos positivas. Assim, esta semana o sítio que sugerimos como visita virtual, é o exemplo prático e a concretização em pleno dessa nossa finalidade.

A Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos (ONPC) é um órgão dependente da Conferência Episcopal Portuguesa e desde 1985 que é uma IPSS. Tem como principal missão, “contribuir para o desenvolvimento espiritual e humano, cultural e social da população de etnia cigana em Portugal, através da sua integração livre e consciente na sociedade”.

Ao digitarmos o endereço http://www.ecclesia.pt/pnciganos/ encontramos um espaço muito humilde, como é característica desta etnia, mas, e isso é menos positivo, no momento em que realizamos a visita para escrever este artigo, algo desatualizado e com alguns problemas nas ligações disponíveis.

Na opção “contactos”, encontramos todos os endereços postais e o nome dos responsáveis diocesanos, dos secretariados da pastoral dos ciganos. Caso pretenda saber “acerca da missão, objetivos, enquadramento institucional, história da ONPC” e quem integra a sua direção nacional, basta clicar em “apresentação”. Pode ainda no mesmo espaço, consultar informação bastante relevante sobre os ciganos em Portugal.

No item “a caravana”, acede à área mais interessante deste sítio. De facto, esta instituição possui um jornal que tem como objetivo “informar a sociedade civil em geral sobre a população de etnia cigana, as características da sua cultura, as oportunidades de inclusão social e as múltiplas expressões de exclusão”. Com as opções destaques, editorial, nacional, internacional, ciganos são notícia e diversos, pode inteirar-se em pleno da atividade desta obra, bem como, de todas as temáticas relacionadas com os ciganos.

Fica lançado o repto, visitem este sítio pois ele merece uma melhor atenção por parte de todos nós, dado que, é importante darmos voz aqueles que não têm voz nesta sociedade mediática e cada vez mais fechada a ouvir os outros.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top