Maria Clara: Carisma hospitaleiro ainda hoje «interroga» a sociedade

Irmã Helena Godinho considera que a futura beata apontou «um caminho de felicidade»

Lisboa, 19 mai 2011 (Ecclesia) – A Irmã Helena Godinho considera que o carisma deixado por “Madre Clara” ainda hoje é um “sinal de extrema importância” para uma sociedade onde é tão difícil fazerem-se opções definitivas.

Em declarações ao Programa da Igreja Católica de quinta-feira, na Antena 1, esta religiosa dos Açores recorda com alegria os votos de “pobreza, obediência e castidade”, assumidos há 25 anos, na Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC).

Diz tratar-se sobretudo de uma “entrega e doação”, que pode servir de “interrogação” para as outras pessoas, motivando-as a “fazerem uma determinada opção que lhes aponte um caminho de felicidade”.

No seu caso, concretiza esse “caminho” todos os dias, colocando o espírito hospitaleiro deixado pela fundadora Maria Clara ao serviço dos outros, como professora de Matemática e Ciências no Colégio de Santa Clara, na Ilha Terceira.

Trata-se de uma instituição que acompanha a educação de crianças desde a creche até ao 6º ano de idade.

“Tento viver aquilo que estou a transmitir, vibrar com aquilo que faço, dar-lhe vida, e tenho tido ótimos resultados com isso, pelo menos a maioria dos meus alunos gosta de matemática” sublinha a Irmã Helena Godinho.

A CONFHIC está presente em cinco pontos do Arquipélago dos Açores, na ilha Terceira, no Pico, Faial, em São Jorge e em São Miguel, dedicando-se sobretudo às áreas da educação, assistência a crianças abandonadas, lares de idosos e cuidados de saúde.

A grande variedade de trabalhos que o carisma proporciona e o lema “fazer o bem onde ele haja para fazer”, heranças deixadas pela Irmã Maria Clara, são acolhidos pelas populações açorianas como um dom especial.

“Percebem que nós somos diferentes, que procuramos estar junto do outro, acolher, cuidar dele, dar uma atenção específica” sublinha a irmã franciscana hospitaleira, que se encontra atualmente em Lisboa, a colaborar na preparação da cerimónia de beatificação de “Mãe Clara”.

O evento está marcado para o próximo sábado, no Estádio do Restelo, em Lisboa, e esta semana o Programa da Igreja Católica na Antena 1 tem vindo a assinalá-lo com uma série de emissões especiais.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top