JMJ2011: Departamento Nacional da Pastoral Juvenil informa sobre a real participação portuguesa no programa cultural

Em causa estão a presença de bandas cristãs e o número de voluntários inscritos

Lisboa, 19 mai 2011 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) emitiu hoje um comunicado onde desmente a participação de qualquer banda cristã portuguesa no programa cultural das Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid.

“A participação das Banda Anima Christi, Banda Jota e Grupo Laetare ficou sem efeito devido às exigências económicas que o Comité de Madrid fez aos grupos candidatos” realça o diretor do DNPJ, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O padre Pablo Lima explica que esta situação aconteceu depois do “processo de candidatura destes três grupos ter passado pela Conferência Episcopal Portuguesa, através do DNPJ e este mesmo os ter avaliado e certificado como de boa qualidade e relevante testemunho”.

Quanto à participação da paróquia de Cascais, através do “Musical Wojtyla”, marcado para 17 de  agosto, o DNPJ sublinha que “ignorava, até ontem” esta candidatura.

Existe sim, “a possibilidade das referidas Bandas e Grupo Laetare atuarem no Encontro dos Jovens Portugueses com os Bispos, a realizar no 18 de agosto, sob a coordenação deste mesmo DNPJ”, explica ainda o sacerdote.

Os dados agora avançados contrariam as informações prestadas esta quarta-feira, em conferência de imprensa, em Lisboa,  com a participação de Marieta Jaureguizar e António Gayo, responsáveis respetivamente pelo Programa Cultural e pelas Redes Sociais do evento que terá lugar entre os dias 16 e 21 de  agosto.

O desencontro de informações estende-se também ao número de voluntários portugueses que estarão presentes naquela que é a maior iniciativa juvenil da Igreja Católica.

A organização afirmou que são 216 os voluntários portugueses que estão previstos para Madrid.

 Por seu lado, o padre Pablo Lima refere que o número possível de inscritos foi restringido, “há apenas três semanas”, para 50 voluntários, “cuja candidatura o DNPJ já certificou e enviou para Madrid”.

 

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top