Manter «desejo de Deus» na humanidade

Francisco apresentou reflexão sobre a fé em encontro com adultos que se preparam para receber o Batismo

Cidade do Vaticano, 23 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco destacou hoje no Vaticano a importância de manter vivo  o “desejo de Deus” para evitar que a fé se torne “rançosa, sem sentido”.

“Como é importante manter vivo este desejo, este anelo de encontrar o Senhor e fazer experiência dele, do seu amor, da sua misericórdia! Se faltar a sede do Deus vivo, a fé arrisca-se a tornar-se costumeira, de se apagar”, declarou Francisco na homilia do rito de admissão ao catecumenato a que presidiu na Basílica de São Pedro.

A celebração reuniu cerca de 500 pessoas, vindas de 47 países, que se encontram em preparação para receber o Batismo, e insere-se no programa conclusivo do Ano da Fé, que se encerra este domingo, a nível mundial.

Após os ritos de introdução, no átrio da basílica, onde o Papa acolheu uma representação dos candidatos, os catecúmenos entraram na igreja e receberam das mãos de Francisco o texto dos Evangelhos.

A homilia papal destacou a simbologia deste momento conclusivo do Ano da Fé, com representantes das “várias partes do mundo” que trazem consigo “tradições culturais e experiências diferentes”.

“No entanto, esta tarde, sentimos ter entre nós muitas coisas em comum. Sobretudo, uma em particular: o desejo de Deus”, acrescentou Francisco.

O Papa utilizou três verbos para falar da experiência do catecumenato, escutar, encontrar-se e caminhar”.

“No tumulto de tantas vozes que ressoam à nossa volta e dentro de nós, vós escutastes e acolhestes a voz que indicava Jesus como o único que pode dar sentido pleno à vossa vida”, precisou.

Francisco destacou a importância do encontro com os outros e com Deus, que tem “sede” de cada um.

O Papa admitiu que há momentos da caminhada em que existe cansaço e confusão, mas sublinhou que a fé “dá a certeza da presença constante de Jesus em cada situação, mesmo a mais dolorosa ou difícil de entender”.

“Convido-vos a conservar o entusiasmo do primeiro momento que vos fez abrir os olhos à luz da fé, a recordar, como o discípulo amado, o dia a hora em que pela primeira vez permanecestes com Jesus, sentistes o seu olhar sobre vós: assim estareis sempre certos do amor fiel do Senhor, Ele nunca vos trairá”, concluiu.

Após a celebração, Francisco cumprimento alguns dos catecúmenos, desejando-lhes “coragem” para seguir em frente.

OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top