Madeira: Missas do Parto são grandes festas de fé

D. António Carrilho, Bispo do Funchal, presidiu na manhã de ontem, pelas 6 horas, à Missa do Parto na igreja do Porto da Cruz. Muitas pessoas dos diversos sítios daquela comunidade paroquial e doutras localidades participaram nesta novena de preparação para o Natal.

Na homilia, o prelado funchalense começou por referir que «esta novena de louvor à Virgem do Parto constitui nas nossas comunidades cristãs verdadeiras festas que antecipam a celebração do Natal colocando já os olhos na pessoa de Jesus que nasce e em Maria Mãe que nos dá o Seu Filho. Fazemos este percurso em tempo de Advento por isso se as nossas celebrações são de festa elas são também uma exigência para que nos preparemos da melhor forma para podermos saborear a alegria do Natal».

A circunstância da Igreja do Porto da Cruz se encontrar ornamentada com bonitas flores (sapatinhos) em quantidade que se aproxima dos mil exemplares levou D. António Carrilho a acentuar que «é sempre uma grande alegria vermos como as pessoas exprimem a sua fé, com esta bela ornamentação que é um encanto. É agradável saber que nesta mesma hora são tantos os que se reúnem para celebrar com esta mesma alegria a Senhora do Parto. Tanto os madeirenses e porto-santenses, como os que se encontram em território nacional ou terras de emigração sentem-se em comunhão connosco nesta época especial. O sentido que está na sua origem e que lhe dá a sua razão de ser não pode perder-se, mas terá de renovar-se».

E acrescentou ainda que «precisamos dar alma a esta nossa tradição e de manter vivo o seu espírito para em cada ano acolhermos a graça que nos é transmitida através destes encontros».

Fazendo uma reflexão às leituras proclamadas naquela Eucaristia, D. António Carrilho disse que perguntar que lugar Deus ocupa na sociedade actual «constitui um apelo grande à fé e ao seu testemunho num mundo em que somos constantemente confrontados com ideais, projectos, costumes e práticas bem diferentes daquelas que constituem para nós ensinamento de vida que é o caminho de Cristo. Se nos identificamos com o Evangelho de Cristo então ponhamos em prática os ensinamentos do Senhor. Seja cada um fiel ao seu pensamento e ao seu projecto».

O exemplo de fé de Nossa Senhora foi colocado em relevo pelo Bispo do Funchal que recordou que Maria «ouviu a Palavra e acolheu-a no seu coração, mesmo quando em certos momentos sentia dúvidas perante o que de extraordinário surgia na sua vida, mas como nos diz o Evangelho, Maria tudo guardava no seu coração. Esta atitude de fé fica como referência e exemplo para nós. Olhando para Nossa Senhora encontramos aquela que acolhe a fé no sim que deu e que gerou o Salvador, que agora celebramos e que em cada Natal queremos receber de novo como que colocando-o no presépio da nossa vida».

D. António Carrilho fez um apelo a que os cristãos preparem o Natal com Nossa Senhora «acarinhando-a para que tendo Cristo em nós o comuniquemos em todos os passos da nossa vida. Queremos ser testemunhas fiéis do Evangelho que nos orienta para assim melhor viveremos o Natal».

No final da celebração o Pe. João Mendonça, pároco do Porto da Cruz e São Roque do Faial, agradeceu a presença de D. António Carrilho naquela igreja a presidir a Missa do Parto, desejando-lhe, em seu nome pessoal e de toda a paróquia, um Santo Natal.

O grupo coral da paróquia do Porto da Cruz animou liturgicamente aquela celebração. No adro, após a Missa do Parto a animação foi grande com diversas interpretações regionais ao som de instrumentos tradicionais madeirenses.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top