Evento este ano vai ajudar jovens na Síria e organização quer continuar a crescer para outras dioceses

Lisboa, 20 fev 2019 (Ecclesia) – O movimento Equipas de Jovens de Nossa Senhora (ejNS) vai promover o seu ‘Faith’s Night Out’ 2019 (FNO), um encontro de miniconferências, este sábado, no Centro de Congressos de Lisboa, e os “lucros” revertem para a Síria.

“São jovens católicos que põem a fé em palco durante uma noite descontraída, dinâmica, num formato inovador”, disse Pedro Furtado de Mendonça, que pertence às Equipas Jovens de Nossa Senhora.

Em declarações hoje à Agência ECCLESIA, afirma que o ‘Faith’s Night Out’, com um formato que “tem sido interessante”, é a prova “que a Igreja está viva” e que os jovens “têm estado a dinamizar”.

Para o jovem equipista o “sucesso” deste evento, que passou de cerca de “200 pessoas na primeira edição”, em 2013, “para 1500 bilhetes a esgotar consecutivamente”, “é prova que os jovens estão à procura de fé”, que têm “muita sede” e estão “à procura de alguma coisa mais”.

No encontro católico de miniconferências FNO, ao estilo das conferências TEDx, sobem a palco 12 oradores que têm “apenas 7 minutos para dar testemunho” sobre a sua experiência, a sua vida.

“Esta diversidade de Igreja: Eu e a Igreja, a Igreja e os outros. No fundo parte muito da dinâmica pessoal, da experiência e daquilo que os oradores, que acreditamos serem bons comunicadores e bons exemplos, têm a partilhar connosco”, desenvolveu.

‘Em Cristo, nós que somos muitos, formamos um só’ é o tema geral que vai unir as 12 conferências onde se destacam nomes como os músicos Manuel Fúria e Tiago Cavaco, que é também pastor da Igreja Evangélica Baptista, a bailarina Carolina Duarte, o economista e professor universitário João César das Neves, o líder da Juventude Popular Francisco Rodrigues dos Santos, uma freira de clausura do Mosteiro de Sta. Escolástica de Roriz, entre outros.

“É rico porque são pessoas normais, católicas, algumas nem são ou estão à procura, de outras religiões, e partilham connosco aquilo que é a sua fé, a sua procura no dia-a-dia”, salienta Pedro Furtado de Mendonça.

O ‘FNO’ 2019 é a sexta edição deste encontro que, segundo o entrevistado das Equipas Jovens de Nossa Senhora, “é uma excelente oportunidade” para convidar família, amigos e conhecidos para uma “noite descontraída, dinâmica” que “pode levar a mudança de vida e novas descobertas”.

Um evento sem fins lucrativos mas com um cariz solidário, com o movimento católico em Portugal a destinar os “lucros para as Equipas Jovens de Nossa Senhora na Síria”, “um país há muito tempo em guerra”, mais concretamente há oito anos no próximo dia 15 de março, com as primeiras grandes manifestações populares contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Os bilhetes do ‘Faith’s Night Out’ 2019 estão à venda no sítio online do encontro com um preço que varia entre os 12 e os 15 euros.

Pedro Furtado de Mendonça destaca que o encontro católico “cresceu” e lembra que em 2018 o FNO “expandiu-se” e dinamizaram mais dois eventos, em São Paulo, no Brasil, e na Diocese do Porto.

O entrevistado assegura que vão continuar na cidade do Porto e em São Paulo e revela que estão “em processo de fazer expansão também para Évora”, mas esperam que “a muitos mais sítios”.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora surgiram em 1976 e são um movimento católico que, dirigido a jovens entre os 16 e os 26 anos, proporciona o encontro e a formação, oferecendo aos seus membros diversas atividades para crescerem e aprofundarem a Fé.

HM/CB/OC

 

Partilhar:
Share