Cerimónia decorre este domingo na fronteira de Vilar Formoso com 10 jovens da diocese da Guarda

Lisboa, 04 set 2021 (Ecclesia) – Os jovens portugueses vão, este domingo, entregar, na fronteira de Vilar Formoso, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude aos jovens espanhóis, num encontro marcado para as 11h.

“Dez jovens da Diocese da Guarda entregam este domingo, dia 5 de setembro, às 11h00 (mais uma hora em Espanha), os símbolos da Jornada Mundial da Juventude aos jovens de Ciudad Rodrigo, na fronteira de Vilar Formoso”, informa um comunicado da JMJ Lisboa 2023 à Agência ECCLESIA.

A organização informa que às 12h45, menos uma hora em Lisboa, vai decorrer “uma celebração de acolhimento na Paróquia de Maria Auxiliadora, em Fuentes de Oñoro”; posteriormente os símbolos seguem para Ciudad Rodrigo, “onde iniciam uma peregrinação pelas dioceses espanholas de Zamora, Barcelona, Salamanca e Madrid até ao dia 29 de outubro”.

“A Conferência Episcopal de Espanha considera a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas dioceses espanholas uma oportunidade para “animar os jovens na preparação e na participação nos atos da JMJ Lisboa 2023”, destaca ainda a organização.

Foto: Logotipo oficial da JMJ 2023

O encerramento da peregrinação dos símbolos, a 29 de outubro, será assinalada em Ayamonte, na diocese de Huelva, onde vai ser celebrada uma Eucaristia, agendada para às 18h30, menos uma hora em Lisboa, estando marcada a cerimónia de despedida para uma hora depois.

“Às 20h30, menos uma hora em Portugal, os símbolos atravessarão a fronteira do rio Guadiana para Portugal”, sublinha o comunicado da JMJ Lisboa 2023.

Os símbolos da JMJ já peregrinaram pelas dioceses de Angola e da Polónia, estando prevista a peregrinação em Portugal a partir do mês de novembro deste ano e até julho de 2023, em todas as dioceses portuguesas.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

A cruz de madeira mede 380 cm de altura e pesa 31 kg; os braços medem 175 cm de largura e os painéis em madeira medem 25 cm de largura, e o Ícone de Maria mede 118 cm de altura, tem 79 cm de largura e 5 cm de profundidade, pesando 15 Kg.

LS

Partilhar:
Share