Iniciativa visa angariar fundos para evento da Igreja Católica, que acontece pela primeira vez em Portugal

Lisboa, 26 out 2021 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e o Move Sports lançaram a ‘WYD Global Race’, corrida solidária a nível global que visa angariar fundos para a preparação e realização do evento da Igreja Católica.

“Aceitamos com gratidão e expectativa a proposta da Move Sports para sermos parceiros de uma iniciativa que, para além do seu carater inovador, alia a prática do exercício físico à dimensão solidária e desejamos que os frutos desta corrida possam ajudar milhares de jovens a viver a experiência única de participar numa Jornada Mundial da Juventude”, refere Duarte Ricciardi, secretário-executivo da JMJ 2023, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As verbas vão ser recolhidas “tanto através das inscrições como dos patrocínios da corrida”, iniciativa apresentada como “pioneira no seu género”.

Segundo a organização, este projeto “reveste-se de particular importância, porque tem como grande missão promover a JMJLisboa2023 e angariar fundos para a sua preparação e realização”.

António Cunha, da Move Sports, indica, no comunicado divulgado pela JMJ 2023, que a corrida parte do tema escolhido pelo Papa Francisco para o evento internacional de Lisboa, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.

“Pensamos de imediato na importância do movimento e a urgência de ação. Por outro lado, o mundo tem sido repetidamente confrontado pelo próprio Papa Francisco, para a necessidade de mudarmos de vida, de cuidarmos da Casa Comum, o que implica a prática de hábitos saudáveis de vida”, acrescenta.

A corrida acontece em formato digital e os participantes irão competir entre si de 21 a 30 de novembro.

“Cada atleta corre no seu contexto, mas os tempos e distâncias são registadas por numa plataforma global, o que permite a participação e a competição entre todos, independentemente da sua geografia”, precisa a organização do evento.

As inscrições na WYD Global Race estão abertas no site www.wydglobalrace.com ou fazendo o download da App.

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, na primeira vez que Portugal acolhe a iniciativa.

O programa vai incluir catequeses e iniciativas culturais na cidade, antes dos encontros conclusivos sob a presidência do Papa, na zona do Parque Tejo, junto ao espaço que acolheu a Expo’98.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

OC

Partilhar:
Share