Estavam 68 participantes que têm como coordenador o padre José Augusto Rodrigues

Leiria, 26 Out 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima realizou a primeira reunião geral dos delegados sinodais, este sábado, que congregou 68 participantes no formato online sob a coordenação do padre José Augusto Rodrigues, responsável pelo processo sinodal na diocese.

Na reunião foram também apresentados os sete delegados diocesanos que colaboram diretamente com o padre José Augusto Rodrigues: Eva Vieira, Inês Pereira e João Duarte, LeopolDina Reis Simões, Natália e Hugo Menino, e Virgílio Mota, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão foi ocasião para uma primeira informação sobre os objetivos do Sínodo enquanto processo no qual “toda a comunidade, na livre e rica diversidade dos seus membros, é convocada para rezar, escutar, analisar, dialogar, discernir e aconselhar na hora de tomar as decisões pastorais mais de acordo com a vontade de Deus” (in vade mecum/manual oficial para o momento de auscultação e discernimento para as Igrejas locais), e sobre a missão do delegado sinodal.

O delegado paroquial “é o motor e o ponto de referência da dinâmica sinodal entre aqueles que representa e o elo de ligação com a equipa responsável diocesana”.

O responsável pelo processo sinodal na diocese de Leiria-Fátima está incumbido de promover, organizar, coordenar e acompanhar a consulta e o discernimento sinodal em todas as suas etapas, incluindo a elaboração da síntese final que será enviada para a Conferência Episcopal Portuguesa.

LFS

Partilhar:
Share