«Junta-te a este grande encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa», é o convite da organização portuguesa do encontro

Lisboa, 24 jan 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Local (COL) para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa publicou um vídeo onde explica, “passo a passo”, como realizar a inscrição como peregrino, na plataforma online do encontro que se realiza na capital portuguesa.

O “vídeo tutorial” explica, “de forma didática e dinâmica”, os diferentes campos de preenchimento do formulário de inscrições e ajuda quem quiser inscrever-se na JMJ lisboa 2023 ao longo desse processo.

Este guia para as inscrições foi publicado esta segunda-feira, dia 23 de janeiro, quando a organização assinalou os “três meses da abertura das inscrições”, um dia que também é de preparação para a JMJ 2023 nas dioceses portuguesas.

Segundo a organização portuguesa do encontro, já têm inscrições de peregrinos de “vários cantos do mundo” na edição internacional da JMJ Lisboa, que se realiza de 1 a 6 de agosto: Na Europa destacam-se os jovens de Portugal e Espanha, depois da França, Itália e da Polónia, de África as inscrições são de “países que historicamente têm uma maior ligação a Portugal”, como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, enquanto no continente americano são de países como os Estados Unidos da América (EUA), o Brasil, o México e a Argentina.

O Papa Francisco saudou os 400 mil participantes que já se inscreveram para a primeira edição em Portugal da Jornada Mundial da Juventude, num vídeo divulgado pela organização portuguesa do encontro, na sexta-feira, dia 20 de janeiro.

“Estamos a aproximar-nos, ainda que faltem vários meses, da Jornada da Juventude, e já há 400 mil jovens inscritos. Chama-me a atenção e alegra-me que tantos jovens venham, porque precisam de participar”, disse Francisco.

Foto: Lusa/EPA

O Papa foi o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, após a recitação do ângelus, desde janela do apartamento pontifício, na Praça São Pedro, no Vaticano.

“Junta-te a este grande encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa”, é o convite do Comité Organizador Local, incentivando às inscrições no seu sítio online.

As edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A próxima edição internacional da JMJ vai realizar-se este ano, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 39).

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo passado pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

CB

Partilhar:
Share