Lisboa, 30 out 2019 (Ecclesia) – Os Correios de Portugal – CTT vão apresentar uma emissão filatélica dedicada aos 200 anos da primeira edição integral da ‘Bíblia de Almeida’, a partir das 14h30 desta quinta-feira, na Atmosfera M, em Lisboa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os CTT informam que os dois selos têm como fundo o Mapa-mundo, como imagem a sobrepor-se, um dos selos mostra a Bíblia, edição de 1819, de João Ferreira de Almeida, e outro selo a assinatura de João Ferreira de Almeida.

“«A Bíblia de Almeida» de 1819, produzida a expensas da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, fundada na Inglaterra em 1804 e com ação em Portugal desde 1809, representa um marco de assinalável interesse na história das edições bíblicas em língua portuguesa”, explica Timóteo Cavaco, autor da pagela desta emissão.

A nova emissão filatélica surge pelos 200 anos da primeira edição integral da ‘Bíblia de Almeida’, publicada em 1819, na oficina de R. e A. Taylor, em Londres, e traduzida pelo português João Ferreira Annes d’Almeida.

Os Correios de Portugal lembram que foi a primeira vez que esta Bíblia era publicada num único volume, com uma “edição simples” com uma encadernação em capadura, com quase 1200 páginas, e teve uma tiragem de 5000 exemplares.

A Sociedade Bíblica, em parceria com escolas bíblicas e o apoio da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, promove esta quinta-feira a Jornada da Bíblia de Almeida que começa com a obliteração dos selos comemorativos, às 14h30, no auditório Atmosfera M, espaço da Associação Mutualista Montepio (Rua Castilho), em Lisboa.

João Ferreira Annes d’Almeida, um calvinista português do séc. XVII, nasceu em Mangualde em 1628 e faleceu em Batávia em 1691, foi um missionário que começou e concluiu a tradução da Bíblia, na atual Jacarta, Indonésia.

No comunicado, os Correios de Portugal informam também que as obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.

CB/OC

Partilhar:
Share