Igreja/Sociedade: Alemanha recebe encontro dos cristãos «Juntos pela Europa»

Perspetivas para «um futuro melhor» em debate na cidade alemã de Munique

Lisboa, 30 jun 2016 (Ecclesia) – A rede ‘Juntos pela Europa’ vai realizar um congresso, entre hoje e sexta-feira em Munique, na Alemanha, a que se segue uma manifestação pública e eventos em várias cidades.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os membros da rede ecuménica ‘Juntos pela Europa’ informam que o congresso conta com três plenários e na manhã de hoje analisam o tema “unidade e reconciliação”, entre as 09h30 e 13h00 (menos uma hora em Lisboa), no Zircus-Krone-Bau, Marsstrasse, em Munique, na Alemanha.

Depois, entre as 15h00 e as 17h30 locais, o programa prevê 19 fóruns onde “várias comunidades e movimentos” vão conduzir juntos um tema “à luz dos seus carismas” e também painéis onde os temas vão ser “discutidos conjuntamente com ‘profissionais’” e das 19h30 às 21h15 realiza-se Festa do ‘Juntos pela Europa’.

Esta sexta-feira, debruçam-se sobre “os vários desafios” que encontram hoje na Europa – ‘Que respostas encontramos hoje na fé? Quais os contributos que podemos dar para um futuro melhor?’ – das 09h30 às 13h00.

Já as mesas-redondas, na parte da tarde, vão ser espaços de diálogo, promovidas por várias comunidades e movimentos contam a intervenção de “especialistas” das Igrejas, da vida política e social com diversos temas como: “Chamados a viver a economia como cristãos; Passos da reconciliação: Experiências sobre o ‘Ecumenismo da vida’; As esperanças e o empenho dos jovens; A que ponto estamos no caminho para a unidade dos cristãos?; O futuro da Europa está nas suas raízes”.

O evento internacional ‘Juntos pela Europa 2016’ inclui também uma manifestação, programada para a tarde deste sábado, que vai permitir que levem para a rua “a experiência e vivência dos dias anteriores”, antes realiza-se um momento de oração em comum, das 10h30 às 11h30 (menos uma hora em Lisboa), em várias igrejas da cidade de Munique.

Entre as 14h00 às 18h00 locais, em Karlsplatz (Stachus), a organização pretende realizar uma manifestação “de alegria, esperança, beleza, sabedoria, imaginação”.

O terceiro “plano distinto” da edição 2016 ‘Juntos pela Europa’ realiza-se nas cidades onde “juntos” a organização pretende que seja a “expressão das relações e colaboração no plano local”.

“Quanto maior o número de cidades onde seja vivido o ‘juntos’, mais visível será a extensão da rede e da sua força unificadora”, acrescenta o comunicado, convidando as cidades a realizar eventos locais a par do evento central em Munique.

A brochura de ‘Munique 2016’ foi entregue ao Papa Francisco pelo padre Heinrich Walter do Movimento de Schoenstatt, a 3 de setembro 2015, que descreveu os primeiros passos do ‘Juntos pela Europa’ e “tudo o que Deus operou durante estes 15 anos”.

O sítio na internet – www.juntospelaeuropa.pt – explica que são cidadãs e cidadãos europeus, representantes de numerosos Movimentos e Comunidades, que “querem viver o Evangelho de Jesus Cristo” e a rede ecuménica é composta por cristãos, católicos, evangélicos, anglicanos, membros das Igrejas livres e ortodoxas, de muitos países e regiões da Europa.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top