Fátima, 06 out 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), informa que já está disponível a ‘Agenda Diretório Litúrgico’ para o ano de 2023, em formato digital.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o SNL explica que a agenda litúrgica 2023 digital está disponível nos formatos ‘ICS’ e ‘XLSX’, e, quem desejar, pode também fazer o download dos ficheiros disponíveis para configuração manual, apresentando no seu sítio online os procedimentos necessários.

O organismo da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal acrescenta que os utilizadores que fizeram a subscrição do calendário diretamente pelo sítio na internet ficam com o “calendário atualizado automaticamente”.

A Agenda Litúrgica apresenta o conjunto das celebrações litúrgicas ao longo do ano que começa com o I Domingo do Advento, este ano a 27 de novembro (o ano litúrgico não coincide com o ano civil), e vai até à véspera do mesmo domingo do ano seguinte.

A celebração é ritmada pelo domingo de cada semana, que a Igreja tem como principal dia de festa (SC 106) e além dos vários tempos centrados na vida de Cristo – Advento, Natal, Quaresma, Páscoa – e dois períodos denominados Tempo Comum, o ano litúrgico inclui solenidades, festas e memórias de Jesus, de Maria e dos Santos.

O Secretariado Nacional da Liturgia já tinha divulgado a Agenda Diretório Litúrgico 2023, em formato papel, no final e abril, um livro com 448 páginas.

CB

Partilhar:
Share