Igreja/Media: Jornadas propõem formações práticas sobre mundo digital e jornalismo alternativo

Iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Faculdade de Ciências Humanas da UCP vai decorrer a 22 e 23 de setembro

Lisboa, 19 set 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) vai promover as suas jornadas anuais, entre quinta e sexta-feira, com três formações práticas para comunicadores em áreas como as redes sociais ou marketing digital.

A iniciativa decorre em Fátima, numa parceira com a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, sendo dedicada à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Os workshops, dinamizados pela Faculdade da UCP, abordam o tema ‘Redes Sociais’, a cargo de Patrícia Dias, professora auxiliar e especialista na utilização de meios digitais por crianças e famílias.

João Manuel Rocha, professor assistente convidado da faculdade de ciências humanas, apresenta “Projetos alternativos de jornalismo”, a partir da sua experiência na Lusa e no Público, bem como da investigação sobre história dos media, deontologia, literacia mediática, media e política.

André Casado, mestre em Psicologia pela Universidade Lusófona, apresenta o tema “Marketing digital”; e docente convidado na Faculdade de Ciências Humanas da UCP e, em 2021, começou o doutoramento em Ciências da Comunicação, com o objetivo de estudar marketing digital e saúde pública.

O tema escolhido para estas jornadas anuais é ‘Comunicar a JMJ Lisboa 2023’, procurando dar a conhecer esta iniciativa da Igreja Católica, que Portugal recebe pela primeira vez no próximo verão.

O presidente da comissão que coordena o setor dos media na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirma que as Jornadas de Comunicação 2022 “serão o momento ideal” para conhecer “melhor” a organização da JMJ.

“Acreditamos que o tema deste ano é do interesse de todos, uma vez que se foca num encontro único na vida da Igreja, na vida de todos os portugueses. Estamos a falar da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer precisamente daqui a um ano, na cidade de Lisboa”, escreve D. João Lavrador na carta/convite de apresentação deste encontro.

As Jornadas de Comunicação Social iniciam-se pelas 14h30 de quinta-feira, com intervenções de D. João Lavrador, da diretora do SNCS, Isabel Figueiredo, e de Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciência Humanas/UCP.

A primeira conferência está a cargo do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, seguindo-se uma mesa-redonda com responsáveis das várias direções do Comité Organizador Local (COL) sobre a preparação em curso, até agosto de 2023.

A partilha experiências de gabinetes de comunicação de anteriores edições da JMJ, nomeadamente Madrid (201), Rio de Janeiro (2013) e Panamá (2019), constitui o terceiro momento dos trabalhos.

No segundo dia das jornadas, Catarina Burnay, professora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, e Ana Alves, diretora de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, analisam os desafios que constitui a comunicação de grandes eventos, nomeadamente uma jornada mundial da juventude.

Na tarde do dia 23, a organização propõe a participação nos quatro workshops disponíveis, com o propósito de oferecer uma dimensão mais prática para o trabalho de comunicação.

A informação sobre o programa e as inscrições nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social estão disponíveis online.

A próxima edição internacional da JMJ vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, em Lisboa, a cidade escolhida pelo Papa Francisco para acolher este acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo.

CB/OC

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