Iniciativa junta Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e Rede Mundial de Oração do Papa

Lisboa, 27 set 2018 (Ecclesia) – As Jornadas Nacionais de Comunicação Social e as Jornadas de Comunicação Digital unem forças em 2018 para dois dias de formação prática sobre o tema ‘APPlica-te’, entre hoje e amanhã, na Domus Carmeli, em Fátima.

“O coração das jornadas é a formação prática para descobrir estas ferramentas digitais e o modo como se pode comunicar através delas”, disse o padre António Valério, da Companhia de Jesus (Jesuítas).

Em declarações à Agência ECCLESIA, o diretor do Apostolado da Oração em Portugal explicou que com o surgimento das novas tecnologias e da comunicação digital “é necessário comunicar através destas plataformas”.

Neste contexto, observa que todas as dioceses e instituições católicas em Portugal, “à sua maneira”, vão desenvolvendo projetos de comunicação e, após a aposta na imprensa escrita, “todos tiveram de começar a fazer e, continuar a fazer, a comunicação para os seus públicos”

O tema do encontro de formação, ‘APPlica-te’, tem origem nas “aplicações móveis”, as apps, que “são ferramentas quotidianas para a vida do dia-a-dia”.

O padre António Valério realça que a “própria comunicação da Igreja” também começa a estar presente com “projetos, vontade e desejo” de entrar mais no mundo das aplicações móveis, “adaptadas à comunicação e vivência cristã”.

“É importante conhecer o que é este mundo. É preciso trabalho, profissionalismo, é uma exigência, um desafio, mas ao mesmo tempo entrar num mundo surpreendente e motivador”, desenvolveu o sacerdote jesuíta.

Segundo o diretor do Apostolado da Oração em Portugal, os oradores dos workshops nas jornadas, ao longo do dia de hojem vão dizer “como se faz”, com oportunidade para os participantes intervirem, “tirar dúvidas, criar diálogo, alguma interatividade entre orador e assistência”.

Os temas são ‘Dicas para um Marketing Digital eficaz e ético’, com as investigadoras Patrícia Dias e Inês Teixeira-Botelho; ‘Boas práticas para evangelizar’ nas redes sociais; com a irmã Xiskya Valladares, a “monja twiteira” cofundadora da ‘iMisión’; e para indicar as “chaves para fazer uma APP religiosa” está presente Juan Della Torre , fundador da agência argentina ‘La Machi – Comunicación para buenas causas’.

A conferência de abertura das jornadas vai contar com o diretor digital do Grupo Renascença Multimédia, Nelson Vicente, para apresentar as tendências do setor.

Do painel que encerra as jornadas, na sexta-feira, destaca-se a apresentação de um estudo mundial inédito sobre os “interesses dos jovens entre os 18 e 25 anos” nas redes sociais, por Jesús Colina, diretor editorial da Aleteia.

‘APPlica-te’ (#APPlicaTe) é o tema que junta as Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica em Portugal, e as Jornadas de Comunicação Digital, as terceiras desde 2014, que são dinamizadas pela Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado da Oração, uma obra confiada aos Jesuítas.

PR/CB/OC

Partilhar:
Share