Jornadas Europeias do Património 2018

Porto, 27 set 2018 (Ecclesia) – O Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, vai promover visitas à igreja de São Bento da Vitória, como faz com o mosteiro que a integra, a partir das Jornadas Europeias do Património 2018, de 28 a 30 de setembro.

“Mosteiro e igreja constituem o maior edifício eclesiástico da cidade do Porto, construído nos séculos XVII e XVIII pelos monges da antiga congregação Beneditina Portuguesa”, explica o TNSJ num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O “universo” do Teatro Nacional São João integra a igreja de São Bento da Vitória, que passa a fazer parte do roteiro da visita ao mosteiro no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018.

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro a entrada é gratuita, às 10h30 e às 12h30, para o número “máximo de 30 pessoas”; não é “necessária inscrição prévia” e os bilhetes são entregues na bilheteira meia hora antes.

Os visitantes, acrescenta a organização, vão passar a ter a oportunidade de ver, por exemplo, o retábulo de talha da capela-mor, o órgão de tubos e o coro alto, que apresenta relevos narrativos da vida de São Bento, “alguns dos destaques de riqueza arquitetónica e monumental” da referida igreja.

Do roteiro da visita ao Mosteiro de São Bento da Vitória fazem parte o Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar, o Centro de Documentação do TNSJ e a exposição Noites Brancas, que explora – entre figurinos, adereços, projeções de vídeo, fotografias de cena e cartazes – fragmentos cenográficos de espetáculos.

Nas Jornadas de Património 2018, o percurso da começa na igreja e termina no antigo mosteiro Beneditino: esta sexta-feira, vai estar presente o historiador Paulo Oliveira, da Direção Regional da Cultura do Norte, e o professor universitário Luís Amaral.

No dia seguinte, 29 de setembro, a visita guiada conta com o abade do Mosteiro de Singeverga, Dom Bernardino Costa, e o professor universitário Luís Miguel Duarte; enquanto no domingo está presente José Ferrão, docente no núcleo regional Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Um concerto de órgão de tubos pelo pianista Jonathan Ayers, do Remix Ensemble Casa da Música, é um momento especial para o encerramento das Jornadas do Património 2018, ainda a 30 de setembro, a partir das 17h00, organizado pelo TNSJ, com colaboração da Ordem Beneditina, Direção Regional de Cultura do Norte e Casa da Música.

Segundo o comunicado, ao longo do resto do ano, o Teatro Nacional São João promove visitas ao Mosteiro de São Bento da Vitória de segunda-feira a sábado, às 10h30 ou às 12h30.

CB

 

Partilhar:
Share