Cidade do Vaticano, 18 mar 2015 (Ecclesia) – O filósofo e teólogo suíço Jean Vanier, que se tem destacado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, recebe hoje o Prémio Templeton 2015.

O galardão, atribuído anualmente pela Fundação Templeton, sediada nos Estados Unidos da América, distingue todos os anos figuras que tenham contribuído de forma relevante para afirmar a dimensão espiritual da vida.

De acordo com a Rádio Vaticano, Jean Vanier, de 86 anos, foi homenageado pelo modo como, através do lançamento de vários projetos dedicados a pessoas com deficiência “afirmou de forma poderosa o poder do amor em transformar o mundo um lugar melhor”.

O galardoado suíço foi o fundador do projeto ‘A Arca’, que hoje conta com mais de 147 comunidades espalhadas pelo mundo, nas quais pessoas com e sem deficiência vivem em conjunto.

Jean Vanier esteve ainda na base da criação do movimento ‘Fé e Luz’, presente em 82 países, incluindo Portugal, formado por grupos de apoio para pessoas com deficiência e respetivas famílias e que tem como principal objetivo estimular nelas a vivência espiritual.

RV/JCP

Partilhar:
Share