D. António Francisco dos Santos está na mais recente obra do pintor António Bessa

Lisboa, 10 mai 2919 (Ecclesia) – A Associação Comercial do Porto ofereceu a D. Américo Aguiar uma pintura alusiva ao seu encontro com o Papa Francisco, que ocorreu dias antes da ordenação episcopal.

O quadro é da autoria de António Bessa, cuja obra está ligada ao anterior bispo do Porto D. António Francisco dos Santos, falecido 11 de setembro de 2017.

António Bessa incluiu na pintura de D. Américo Aguiar uma referência a D. António Francisco, presente no canto superior esquerdo do quadro, olhando o encontro do Papa Francisco com o atual bispo auxiliar de Lisboa.

D. Américo Aguiar foi ordenado bispo no Porto, no dia 31 de março, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

“Sempre me senti muito bem a fazer pontes”, disse o novo bispo, no final da celebração.

D. Américo Aguiar recordou a conversa que manteve recentemente, com o Papa Francisco, sobre a sua nomeação, agradecendo a presença de todos os participantes.

O novo bispo desafiou todos a ser “homens e mulheres de afeto”, que recusam “muros”, construindo também eles as suas pontes.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; é presidente da Irmandade dos Clérigos desde 2011 e, desde 2016, presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

PR

Igreja/Porto: Pintor António Bessa evoca D. António Francisco dos Santos em obras nascidas da «alma»

Igreja: D. Américo Aguiar, novo auxiliar de Lisboa, foi ordenado bispo (C/vídeo)

Partilhar:
Share