Maria Luísa Ferreira assinala que recurso a meios digitais permitiu que «muita gente fora de Lisboa participasse»

Lisboa, 19 jan 2022 (Ecclesia) – A Capela do Rato, em Lisboa, está a dinamizar uma nova edição online do Curso de Filosofia, Literatura e Espiritualidade, este ano com o tema ‘Com a prata da casa’, cotando exclusivamente com autores e conferencistas portugueses.

“É importante também o facto de fazer isto por Zoom, deu azo a que muita gente fora de Lisboa participasse. Temos inscrições dos Açores, da Madeira, dos vários pontos de Portugal, muitas comunidades religiosas que se inscreveram, há realmente um público muito diferente, nesta sétima edição, daquele que existia na primeira”, disse Maria Luísa Ferreira, coordenadora científica do curso, em declarações à Agência ECCLESIA.

A responsável assinala que “é muito interessante a diferença entre o presencial e o online”, recorda a importância inicial em perceberem que eram “uma comunidade, acolher pessoas fora da comunidade”, e a criação de “elos de amizade”.

A sétima edição começou a 10 de janeiro, e Maria Luísa Ferreira indica que o “critério” que existiu para a escolha das obras foi o da “excelência” e muitos dos livros escolhidos foram escritos por pessoas que “inclusive não são crentes”.

“Um bom livro é sempre um bom companheiro e ótima altura para meditarmos, seja a nível de transcendência, seja a nível ético, a nível de pensarmos na nossa vida, e foi a escolha muito ao interesse das próprias obras e a sugestões que também foram feitas”, desenvolve.

Frei Bento Domingues, António Damásio, Leonor Xavier, D. José Tolentino Mendonça, José Saramago, padre Manuel Antunes, Fernando Gil, Maria Judite de Carvalho, padre José Frazão Correia (Jesuíta), Joaquim Cerqueira Gonçalves, Vitorino Nemésio e Manuela Silva são os autores escolhidos para esta sétima edição.

Segundo a coordenadora científica do Curso de Filosofia, Literatura e Espiritualidade, as edições procuram, “sempre que possível”, convidar os próprios autores para estarem participarem nas sessões e, exemplificou, que o neurocientista António Damásio “amavelmente aceitou” estar no início do encontro, realizado esta segunda-feira, para falar do livro ‘Ao encontro de Espinosa’.

Para apresentar e comentar as obras foram convidados, entre outros, o cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, Luísa Beltrão, Pedro Mexia, Isabel Rocheta, Fernanda Henriques e Helena Buescu.

A entrevistada desta quarta-feira no Programa ECCLESIA (RTP2) lembra também que este curso começou por ser “muito ligado à ética”, na sua primeira edição, e a resposta do público tem sido “extremamente positiva”, ao longo dos anos.

O Curso de Filosofia, Literatura e Espiritualidade 2022, da Comunidade da Capela do Rato, no Patriarcado de Lisboa, já tem as inscrições esgotadas, com um número de 500 participantes, que reúne às segundas-feiras, entre as 19h00 e as 20h30, até 4 de abril, na plataforma Zoom.

HM/CB/OC

Partilhar:
Share