Fátima, 19 jan 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou o livro ‘A inteligência da liturgia’, de Paul De Clerck, sacerdote da Diocese de Malines-Bruxelas (Bélgica).

“O fito deste livro é levar a partilhar uma convicção. A liturgia é mais inteligente do que habitualmente se pensa; encerra mais riquezas do que, amiúde, nos é dado ver, ouvir e viver”, lê-se no novo livro publicado pelo SNL.

A introdução enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Nacional de Liturgia, explica que as estruturas da liturgia, “tal como os seus elementos, sejam eles textos ou ritos, brindam um sentido”.

“Diferentemente do que muita gente possa pensar, os elementos que compõem a liturgia não se apresentam como as peças de um quebra-cabeças que um génio maligno teria deitado ao ar, que teriam recaído no chão em desordem e que se poderiam juntar sem qualquer preocupação com o seu arranjo e a sua disposição”, pode ler-se.

Já na apresentação da obra, o padre José Ribeiro Gomes afirma que esta ‘inteligência da liturgia’, publicada originalmente em 1995, e agora em português, vem “colmatar uma lacuna importante” para uma ‘abordagem ética da liturgia’ em momentos de dispersão.

O sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda refere que Paul De Clerck propõe um “percurso de fundo” onde a ‘compreensão da liturgia’ passa pela “perceção do corpo e dos sentidos (dimensão antropológica).

“Onde o ‘ato litúrgico’ manifesta a sua dimensão teológica, na realização propriamente eclesial da liturgia inserida numa cultura dada que quer celebrar o ‘hoje de Deus’ para os homens”, acrescenta o padre José Ribeiro Gomes.

Paul De Clerck, nasceu em 1939, em Bruxelas, foi professor do Instituto Superior de Liturgia (Instituto Católico de Paris), do qual foi diretor de 1986 a 2001.

O sacerdote da Diocese de Malines-Bruxelas foi também docente no Centro de Estudos Teológicos e pastorais de Bruxelas, de 1970 a 1998, é membro da Societas liturgica, foi seu presidente (1989-1991), da Associação Europeia de Teologia Católica, da comissão científica das “Sources liturgiques” e do Instituto de teologia ortodoxo Saint-Serge de Paris.

A inteligência da liturgia’ é o sexto livro da coleção de estudos litúrgicos intitulada ‘Hodie = Hoje’, do Secretariado Nacional de Liturgia.

CB

Partilhar:
Share