História: Seminário sobre «Crença e Cidadania» revela ação dos católicos na imprensa, sociedade e ação social

«Atitude do crer traduz-se em propostas diferenciadas que configuram as sociedades», sublinha Paulo Fontes

Lisboa, 05 fev 2013 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica está a realizar um seminário sobre ‘Crença e Cidadania’ que vai incidir sobre a presença dos católicos na imprensa, sociedade e ação social durante o século XX.

A iniciativa visa verificar “como é que numa sociedade pluralista, democrática, onde convergem diferentes perspetivas e interesses, é possível construir alguma coisa em comum”, explicou o historiador Paulo Fontes à Agência ECCLESIA.

“A atitude do crer traduz-se em propostas diferenciadas que configuram as sociedades”, salientou o investigador.

Com os meios de comunicação social a Igreja Católica passou por uma “visão mais moralizante”, suscitada pelos “perigos” inerentes ao “relativismo” e às “más opiniões veiculadas”, até à ideia de uma imprensa “que entra no debate e o valoriza, como acontece nas sociedades atuais”, assinalou.

As organizações católicas, por seu lado, surgem de um fator “estruturante” da vida em comunidade que é “a liberdade associativa”.

“As pessoas determinam-se em função das suas crenças e mundividências, definem pertenças e campos de ação, o que se traduz em iniciativas que vão ganhando consistência. E é isso que estrutura as sociedades”, salientou.

Paulo Fontes realçou ainda que as Igrejas tiveram “desde sempre” uma “presença muito significativa” na ação social, incluindo a formação de escolas e a profissionalização.

“Em alguns casos procuramos inventariar o que existiu, enquanto que noutros provocamos pistas de reflexão”, afirmou o responsável explicar o programa das nove sessões agendadas até 2 de novembro para o primeiro sábado de cada mês, das 10h00 às 13h00, na Universidade Católica, em Lisboa.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top