Abusos sexuais: Centro de Proteção de Menores apresenta atividades

Bento XVI recebeu relatório de atividades do organismo

Cidade do Vaticano, 05 fev 2013 (Ecclesia) – O Centro para a Proteção de Menores (CPM), da Universidade Pontifícia Gregoriana (Roma), apresenta hoje na capital italiana o seu relatório de atividades.

O organismo criado em 2012 entregou em janeiro a Bento XVI um relatório sobre abusos cometidos por membros do clero contra crianças e adolescentes.

De acordo com informações veiculadas pelo serviço informativo da Santa Sé, a obra foi confiada ao Papa pelo presidente do conselho de administração do CPM, padre Hans Zollner, na última audiência pública de quarta-feira.

O volume, escrito em alemão e intitulado “Em direção à cura e à renovação”, reúne as conclusões do Simpósio Internacional que a Universidade Gregoriana promoveu o ano passado, em Roma.

A apresentação do livro ocorre durante a divulgação das atividades do Centro, encontro em que será também explicado ao público o novo programa de “e-learning” que a Igreja Católica colocou à disposição.

Segundo a Rádio Vaticano, o projeto “é uma plataforma de ensino através da internet” que tem como objetivo “favorecer uma maior consciência sobre a realidade dos abusos na Igreja e na sociedade, a ajuda apropriada às vítimas, o conhecimento das medidas canônicas previstas e a criação de um clima de escuta e de sensibilidade em relação aos menores e mais fracos”.

Entre as principais atividades realizadas pelo CPM até ao momento, destaca-se a realização de uma conferência sobre vítimas de abuso sexual na Alemanha e a promoção de diversas visitas a parceiros envolvidos na luta contra a pedofilia, na Europa, América Latina, África e Ásia.

RV/JCP/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top