Fundão, 13 jul 2021 (Ecclesia) – O padre José Atanásio Mendes faleceu hoje no Hospital de Castelo Branco, aos 95 anos de idade, informa a Diocese da Guarda.

O funeral do padre José Atanásio Mendes está marcado para esta quarta-feira, às 15h30, no cemitério de Vale de Azares, no concelho de Celorico da Beira.

A Diocese da Guarda informa que o corpo estará na igreja Paroquial de Vale de Prazeres, das 10h30 às 14h30 horas.

O padre José Atanásio Mendes foi ordenado presbítero no dia 24 de março de 1951, por D. Domingos da Silva Gonçalves, depois da formação nos Seminários do Fundão e da Guarda.

Ao longo da sua vida, foi prefeito, professor e diretor espiritual do Seminário do Fundão; pároco de Açores e Velosa, em Celorico da Beira; Vale de Prazeres, Mata da Rainha, Orca, Zebras, Póvoa de Atalaia e Castelo Novo, no Fundão.

O sacerdote foi também professor durante 43 anos, para além do seminário, na Escola do Magistério no Fundão, no Colégio de Alpedrinha e na Telescola de Vale de Prazeres.

Numa nota pública de pesar, o Município do Fundão lembra um “incansável lutador contra as desigualdades”.

“O padre José Atanásio Mendes lutou por tudo aquilo em que acreditava e deixa o seu legado em todos aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer. O Município do Fundão apresenta sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão”, refere o comunicado enviad0 à Agência ECCLESIA.

Na Missa Crismal de Quinta-Feira Santa deste ano, o bispo da Guarda lembrou os sacerdotes que celebraram 70, 60 e 25 anos de ordenação sacerdotal.

“Muito lhe ficou a dever a formação de jovens, quer no Seminário do Fundão, nas funções de prefeito e professor, primeiro e depois de Diretor Espiritual, quer nas aulas de Educação Moral e Religiosa”, disse D. Manuel Felício sobre o padre José Atanásio Mendes.

O falecido sacerdote era natural de Cortiçô da Serra, Celorico da Beira, onde nasceu a 12 de abril de 1926.

CB/OC

Partilhar:
Share