D. Manuel Felício vai simbolicamente abrir a porta da Sé, no sábado 

Guarda, 23 nov 2020 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda vai hoje iniciar a missão rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com uma iniciativa agendada para as 21h na capela de São Martinho e transmitida nas redes sociais.

O objetivo é apresentar o Comité Organizador Local (COD), composto por 20 pessoas” que até 2023 “anunciar a realização da JMJ 2023 em Lisboa como grande encontro de jovens de todo mundo com Jesus”, pode ler-se na página do facebook do COD.

“A diocese da Guarda quer convidar-te para te levantares e entrares no dinamismo da Jornada Mundial da Juventude. Geograficamente a diocese da Guarda é uma porta para a Europa. Esperamos, no ano 2023, acolher muitos peregrinos que por aqui passarão em direção a Lisboa”, convida o padre Rafael Neves, coordenador do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocações num vídeo publicado na página do Youtube do COD.

A diocese adotou como símbolo do caminho, uma porta, onde se pode “entrar, experimentar através dela alguma coisa, e depois, através dela, se sair”.

“Aplicando esta imagem à tua juventude, significa isto que és desafiado a entrar, a experimentar o encontro com Jesus e, depois, saíres, ao encontro de jovens e menos jovens”, explica o sacerdote.

O Comité Organizador Local da JMJ 2023 convidou os jovens de todo o país a desenvolverem iniciativas de missão, no próximo fim-de-semana, nos dias 28 e 29 de novembro.

“Desafiamos cada jovem a fazer missão onde quer que esteja, dando assim expressão ao tema proposto pelo Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023: ‘Maria levantou e partiu apressadamente’ Lc 1, 39)”, explica o Comité Organizador Local da JMJ 2023, em nota divulgada online.

Como resposta a este desafio, haverá uma abertura simbólica da porta da Sé da Guarda, com a presença do bispo diocesano, D. Manuel Felício.

O COD deseja, ao longo do caminho até 2023, motivar os jovens para a participação nas pré-jornadas, dias que antecedem o encontro com o Papa, e acontecem em diferentes regiões do país.

LS

Partilhar:
Share