Fundação Spes abre diálogo com a política

Organismo fundado por D. António Ferreira Gomes promoveu encontros com candidatos à Câmara do Porto e prepara um ciclo debates sobre o Centenário da República

Durante a próxima campanha eleitoral autárquica, a Fundação Spes pensa realizar "um debate com os candidatos à Câmara Municipal do Porto" – anunciou à Agência ECCLESIA José Ferreira Gomes, membro da Fundação Spes e sobrinho de D. António Ferreira Gomes.

Depois do Curso de Ética e Política, no primeiro semestre deste ano, a Fundação Spes promoveu quatro sessões, de 22 de Junho a 15 de Julho, com os quatro candidatos à Câmara Municipal do Porto: Rui Sá, Teixeira Lopes, Elisa Ferreira e Rui Rio.

"Foi uma experiência muito interessante como acção pedagógica" – referiu à Agência ECCLESIA D. Carlos Azevedo, Presidente da Fundação SPES. As diferentes sensibilidades políticas das juventudes partidárias questionaram os candidatos sobre educação, acção social e cultura. "Foi um exercício prático do Curso de Ética e Política" – afirmou D. Carlos Azevedo. E acrescenta: "para o futuro da democracia é importante a consciência cultural".

A participação e disponibilidade das Juventudes Partidárias nestas iniciativas tem "sido excelente" – salientou José Ferreira Gomes. Os jovens foram os protagonistas das sessões e "sentiu-se que houve formação sobre as temáticas políticas" – concluiu.

Para o primeiro semestre de 2010, a mesma fundação, criada por testamento, pelo emblemático Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, irá realizar uma série de debates sobre o centenário da República.

"Pensar e reflectir sobre os problemas do nosso século" – disse José Ferreira Gomes. E acrescenta: "não tanto o problema do regime, mas os problemas económicos, sociais e família". Estas iniciativas contam com o contributo das juventudes partidárias (jotas).

Apesar da fase embrionária da iniciativa, este membro da Fundação Spes sublinha que "pensamos convidar um conferencista com pensamento estruturado sobre os assuntos" e, posteriormente, os "jovens questionavam-no".

Olhar para o passado e reflectir sobre os "escritos que D. António Ferreira Gomes nos deixou" é fundamental, todavia "a Fundação SPES também quer ajudar as novas gerações a pensar os problemas de hoje" – afirma o sobrinho do bispo.

Vídeos e fotos dos debates em http://www.fspes.pt/debates/ 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top