Gripe A: Igreja suspende romaria na Costa Rica

Por causa dos 12 mortos e 560 contagiados com a gripe A, o Ministério da Saúde e a Igreja Católica na Costa Rica acordaram a suspensão da romaria à Basílica dos Anjos, maior tradição religiosa do país. A imagem da "Negrita", como é popularmente conhecida no país, descansa numa cripta de pedra, no interior da basílica.

Esta é uma medida sem precedentes, sublinha a Rádio Vaticano, dado que a peregrinação de Cartago realiza-se ininterruptamente há 227 anos. Neste local, segundo reza a tradição, a índia Juana Pereira encontrou, em 1635, uma pequena imagem de Nossa Senhora, sobre as pedras de um rio.

Segundo estudos epidemiológicos, 90% dos costa-riquenhos são susceptíveis de serem infectados com a gripe A, pelo que era alta a probabilidade de contágio entre os romeiros e consequente alastramento do vírus por todo o país.

A ministra da Saúde, María Luisa Ávila, afirmou que "esta decisão foi tomada em consideração do grande aglomerado de pessoas, estimado em dois milhões, que visitam a Virgem dos Anjos, padroeira do país, nos dias 1 e 2 de Agosto".

A Basílica dos Anjos, situada na província de Cartago, permanecerá fechada nesses dias, mas os sacerdotes celebrarão uma missa, que será transmitida pela televisão, a 2 de Agosto.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top