Encontro com responsáveis de movimentos e obras gerou mútuo conhecimento da missão laical e do Programa Pastoral Diocesano

Funchal, Madeira, 02 nov 2026 (Ecclesia) – O bispo do Funchal reuniu com responsáveis de movimentos laicais na diocese com o objetivo de gerar maior conhecimento e “promover a integração do Programa Pastoral Diocesano” nas suas atividades.
“É nesta realidade diocesana que eles vivem e, portanto, que façam também do programa diocesano uma parte, que integrem o programa diocesano também nas suas atividades, nas suas reflexões, enfim, naquilo que fazem na sua vida deste ano”, pediu D. Nuno Brás, numa entrevista ao Jornal da Madeira.
Como “parte integrante da vida diocesana”, apesar de inseridos por vezes em dinâmicas nacionais e internacionais, estes integram uma realidade local e desenvolvem a sua missão numa Igreja concreta, com uma caminhada pastoral comum, pode ler-se.
O encontro com os movimentos e obras laicais da diocese quis ser também um momento de reconhecimento e conhecimento dos grupos, que aconteceu no Convento de Santa Clara, com os seus responsáveis a apresentarem a identidade e missão que desenvolvem.
D. Nuno Brás sublinhou a importância de os movimentos não se limitarem aos seus próprios programas e poderem integrar as orientações da diocese para o plano pastoral 2026/2027, procurando, em especial, não sobrepor datas.
“Graças a Deus são muitos e, portanto, vai ser difícil que não haja sobreposições, mas ao menos há uma informação”, observou o bispo do Funchal.
O encontro permitiu ainda a partilha de uma reflexão do bispo do Funchal em torno de Balduíno de Cantuária, arcebispo do século XII, com uma meditação dedicada à Palavra de Deus, que serviu de ponto de partida para aprofundar o lema do atual Ano Pastoral «Sede praticantes da Palavra», inspirado na Carta de São Tiago.
LS
