Celebração decorreu no Santuário de Lourdes

Lisboa, 08 nov 2021 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Francesa (CEF) promoveu este sábado uma celebração de “memória” e “penitência” pelas vítimas de abusos sexuais, no Santuário de Lourdes.

A cerimónia decorreu no final da assembleia plenária de outono dos bispos católicos, contando com momentos de homenagem a quem sofreu abusos por parte de membros do clero ou de institutos religiosos.

Durante a celebração, foi desvelada uma fotografia tirada por uma vítima, representando a escultura de uma criança que chora, no pilar de uma igreja, com a seguinte legenda: “Nos olhos da criança misturam-se sofrimento, a violência sofrida, a negação da sua palavra e uma grande solidão”.

“Que este rosto intenso da infância humilhada me persiga, também nos assombre, cada um de nós que, de uma forma ou de outra, temos uma responsabilidade, até que tenhamos feito justiça e verdade”, disse a irmã Véronique Margron, presidente da CORREF (Conferência dos Religiosos da França).

O portal de notícias do Vaticano relata que os bispos, acompanhados por uma centena de leigos e vítimas convidadas para estar em Lourdes, atravessaram em silêncio a Gruta para chegar à praça da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Ajoelhado diante da cruz, o bispo Eric de Moulins-Beaufort, presidente da CEF, fez uma oração pedindo perdão a Deus.

“Descobrimos que somos capazes – nós teus ministros, nós a quem chamaste e escolheste – de profanar o teu dom mais importante, de transformar num sistema humano de degradação, de desprezo e de morte o dom que brota do teu Espírito”, disse, antes de se ouvir o toque dos sinos, em memória das vítimas.

OC

Abusos Sexuais: Papa escreve aos bispos da França, em momento de «vergonha»

 

Partilhar:
Share